Formalize os processos que você domina na fazenda

Quando você identificar pontos que sua fazenda faz bem e que geram lucro, como por exemplo, a compra de insumos, dedique mais tempo a desmontar as estratégias, entender o passo a passo, o fluxo.

Com isso, você deixa de ser a pessoa que sabe a receita, passando a ser a pessoa que sabe escrever o livro de receita. Quando você for capaz de escrever essa receita, ainda que seja só internamente, seu entendimento do que efetivamente garante o resultado aumenta muito.

Agora, ao identificar os pontos que geram resultados na fazenda, não deixe mais com que eles fiquem naquela competência inconsciente, ou seja, saber que você faz bem isso, mas estar sempre pensando em como melhorar esse processo, em como documentá-lo.

As empresas mais rentáveis do mundo têm uma obsessão de fazer benchmark com os melhores do mundo naquelas atividades chaves.

Voltando ao exemplo da compra de insumos, quem são os melhores compradores de insumos do Brasil? Busque conhecer essas pessoas, entrar na cabeça delas. Isso para todas as atividades chaves da fazenda, para tornar o negócio não só mais rentável, mas sim, rentável e resiliente, para que todos os anos ele dê certo.


ou utilize o Facebook para comentar