Principais indicadores do mercado do boi – 25-08-2016
25 de agosto de 2016
Cepea: Divergência de valores gera oscilações no mercado
25 de agosto de 2016

Força tarefa contra o abigeato terá atenção também na região Noroeste gaúcha

Uma força tarefa está em vigência no Rio Grande do Sul para combate ao abigeato. O trabalho deflagrado no início desse mês é liderado pela Polícia Civil gaúcha e tem a parceria da Farsul. O assessor de segurança da Farsul e coronel da reserva da Brigada Militar, Jerônimo Ferreira Barbosa, ressaltou que um dos objetivos é tirar de circulação o máximo de pessoas que praticam furto e roubo de animais, especialmente bovinos. Além disso, o trabalho quer atuar em mercados e estabelecimentos que comercializam carne clandestina.

Incialmente essa força tarefa trabalha nas fronteiras Sul e Oeste do Estado, mas tem atenção com todo o território gaúcho. Inspetorias Veterinárias, Brigada Militar e Vigilâncias Sanitárias municipais também devem ser parceiros nessa empreitada. Uma das grandes finalidades da Farsul, diz respeito ao repasse de informações para a Polícia Civil sobre locais de abigeato e abigeatários.

O entrevistado esclareceu que no ano passado os abigeatos aumentaram em 25% em relação a 2014 no Rio Grande do Sul. Em 2015 foram 9.278 registros de furtos ou roubos de animais, principalmente bovinos e ovinos. Nesse ano, entre janeiro e julho, já houve constatação de 5.868 ocorrências da mesma natureza. Por outro lado, desde o início da mencionada força tarefa, foi possível recuperar 126 animais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress