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Foodtech brasileira lança substituto de carne louca feito com jaca

A foodtech brasileira Fábrica Meatz anunciou o lançamento de um produto à base de fibra de fruta que substitui a popular carne louca. Segundo a empresa, o produto tem o sabor, a aparência e a textura da proteína animal. Mas é 100% plant-based. O lançamento foi feito a partir da fusão da Meatz, empresa especializada em produtos alimentícios à base de jaca, com a Behind, também do segmento de alimento à base de plantas.

De acordo com Leandro Mendes, um dos fundadores da Fábrica Meatz, a ideia da empresa foi lançar um produto que fosse além da aparência quando comparado com a proteína animal. “Passa pela tecnologia de transformar isso em um análogo de carne, pensando em todos os pontos sensoriais: sabor, aparência e textura. Tem gente que até faz, mas apenas visualmente parecida”, afirma. “Não é simplesmente uma fruta temperada, é uma fruta que foi transformada e tem gosto de carne”, acrescenta.

O processo de produção utiliza uma tecnologia própria, informa a empresa, chamada de “3D True Texture Meatz”. “Trabalhamos a fruta para que ela se transforme em uma fibra e mantenha as camadas nas três dimensões e para que ela tenha toda engenharia molecular mantida e semelhante à carne”, diz Mendes.

O investimento, da criação da empresa até o lançamento da “carne louca de jaca”, foi de R$ 2 milhões. “Metade desse valor foi utilizado em pesquisa e desenvolvimento”, explica Pedro Ian, co-fundador da empresa. “Foram 2 anos até chegar ao produto final, envolvendo uma cadeia difícil de trabalhar e um processo totalmente automatizado”.

O produto é comercializado em sua versão pronta para consumo. A receita inclui, além da jaca, azeite de oliva extravirgem, chá preto, e carvão ativado vegetal, além de nutrientes como ferro, vitamina B12 e D2. “No Brasil a jaca é abundante, mas ainda tratada como uma commodity de pouco valor. O que fizemos foi agregar tecnologia para valorizar o produto nacional”, diz Mendes.

A novidade pode ser encontrada em algumas redes de varejo no estado de São Paulo, mas a expectativa é chegar, em breve às principais capitais no país. “Nós começamos por São Paulo, justamente para passar por uma validação e depois conseguir expandir para o Brasil inteiro e também exportação”, diz Mendes.

Duas outras novidades estão sendo preparadas: um substituto para a carne de frango e um hambúrguer plant based. Segundo os executivos, o hambúrguer seria lançado mais adiante, mas, por causa da maior demanda, a empresa decidiu antecipar. O plano inicial da Fábrica Meatz é lançar um produto a cada três meses.

Pequenos produtores

A unidade de produção da Fábrica Meatz fica em Peruíbe (SP). Mendes explica que o local foi escolhido pela disponibilidade de alimentos orgânicos, o que gera privilégios aos pequenos produtores locais. Segundo o empresário, o município traz dificuldades na questão logística. Em compensação, está próximo da região do Vale do Ribeira, rica em agricultura. 

Para nós, tem uma importância grande valorizar o trabalho dos agricultores familiares, afinal, sem eles, não temos o produto”, diz ele. “Nós queríamos ficar próximos aos pequenos produtores e indígenas para ajudá-los a se desenvolver como negócio, e isso vai ter um impacto positivo na vida deles”.

Fonte: Revista Globo Rural.

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