Se você quiser simplificar a análise de qualquer empresa, pense que ela tem duas metades. Uma metade é aquela que a grande parte do agro foca 142% que é a produção.
Ou seja, as pessoas focam em ter produção, padrão, excelência, frequência, certificação.
A outra metade é a comercialização, a venda disso. Uma fazenda é separada em duas coisas: produção e venda. São duas atividades, duas áreas, dois departamentos.
Vejo muita gente que investe demais na metade da qualidade e produção e nem sabe que é importante a parte da comercialização! No entanto, quando você aumenta a qualidade do seu produto, muda o produto. Com isso, muda o cliente, o jeito de vender, as atividades mais importantes, a estratégia, o processo comercial, o cliente, o tempo que o cliente demora para comprar.
Isso se quiser vender bem. Agora, se quiser produzir na máxima qualidade, mas vender a preço de produto comum, é fácil! Porém, essa é a receita garantida para perder dinheiro, ou seja, produzir alta qualidade e vender a preço de commodity.
Fonte: AgroTalento.