Carne de qualidade – futurismo ou realismo?
16 de outubro de 2014
Mercado físico do boi gordo –15-10-2014
16 de outubro de 2014

Focar na rentabilidade, com um bom controle de custos, é o único caminho para crescer – José Ricardo Rezende

José Ricardo Rezende, leitor BeefPoint, comentou sobre o artigo de Miguel Cavalcanti:  Quanto vale a mais um bezerro de alta qualidade genética?

Confira comentário abaixo:

Bezerro “bom e caro” costuma ser mais lucrativo que o “bezerro ruim e barato” para quem vai explorar o potencial do animal superior geneticamente, com bom manejo, boa sanidade e boa alimentação. E obter condições de comercialização diferenciadas, por carne de qualidade, que só é possível com bons animais (bem acabados e jovens). E o bezerro “ruim e barato” pode ser a única alternativa para quem não pode oferecer boas condições de engorda.

Terá ao menos economizado na compra do bezerro. Afinal se pagar caro e não “extrair” o potencial do animal estará no pior dos mundos. Mas minha impressão é que este último é o caminho da morte lenta. A pecuária mudou estruturalmente e não vai ser fácil sobreviver sem ajustes. Há cada vez mais gente acelerando a engorda e “limpando” os bons animais do mercado de reposição. E o bezerro “ruim e barato” esta cada vez pior ou mais raro. Não acho que a grande diferença entre as duas opções seja no lucro bruto por animal, afinal os custos do “bom e caro” são altos, e sim no giro. O lucro por animal “bom e caro”, em um modelo de exploração mais tecnificado, pode ser até o mesmo do animal “ruim e barato”, em modelo mais tradicional.

Só que em um prazo menor. Ganhar / lucrar R$ 300,00 por animal em um ano ou em dois anos faz toda a diferença.E muitas vezes ainda vemos apaixonadas discussões sobre o lucro por animal sem considerar o prazo. Ou uma mudança ligeira, na discussão, quando transfere o foco para o lucro por hectare. Para modernizarmos a pecuária temos que parar urgente de falar em lucro por animal ou lucro por hectare. O que interessa realmente em qualquer atividade econômica é o lucro líquido por real investido na operação (terra + gado + custeio) em determinado prazo.

Focar na rentabilidade, com um bom controle de custos, é o único caminho para crescer.

Leia o artigo na íntegra:  Quanto vale a mais um bezerro de alta qualidade genética?

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress