Confira os 10 artigos mais lidos em março
1 de abril de 2010
Mercados Futuros – 05/04/10
6 de abril de 2010

FMI: economia mundial “não está fora de perigo”

Dominique Strauss-Kahn, diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse no domingo (4) que a economia mundial "não está fora de perigo". A declaração ocorre apesar da recuperação mais rápida do que o previsto nos países emergentes. Strauss-Kahn acrescentou que a "grande quantidade de ingresso de capital em países como Brasil e Indonésia pode criar bolhas".

Dominique Strauss-Kahn, diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse no domingo (4) que a economia mundial “não está fora de perigo”. A declaração ocorre apesar da recuperação mais rápida do que o previsto nos países emergentes.

Ele disse que, apesar da recuperação global ter “voltado antes do esperado, a demanda privada ainda não está forte o bastante para sinalizar o fim da prolongada recessão sentida pela economia mundial”.

“Você vê o crescimento retornando em quase todo lugar, mas em quase todo lugar esses números estão relacionados ao apoio público, com a demanda privada continuando fraca sem se fortalecer o bastante. Até que a demanda privada seja sustentável para oferecer crescimento, será difícil dizer que a crise acabou”, explicou.

As previsões para recuperação têm melhorado de maneira firme desde o ano passado, em linha com a recuperação no mercado acionário. “A recuperação está chegando mais rápido que o esperado. Mas não estamos fora de perigo e temos de ser cautelosos”, acrescentou.

Strauss-Kahn alertou ainda para os riscos de uma recuperação prematura que possa fazer os governos retirarem os estímulos públicos muito precocemente e assim “darem um tiro no próprio pé”.

Juntamente com as preocupações sobre a dívida soberana na Zona do Euro, Strauss-Kahn acrescentou que um terceiro risco é a “grande quantidade de ingresso de capital que pode rumar para países como Brasil e Indonésia e criar bolhas”.

A reportagem é do jornal Brasil Econômico, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress