AACo alerta sobre impacto da seca no norte da Austrália
18 de abril de 2013
Ministério do Trabalho e Emprego: assinatura da NR-36 busca prevenção e redução de acidentes de trabalho em frigoríficos
18 de abril de 2013

Flexibilidade das mídias sociais oferecem vantagens, mas também desafios

O diretor executivo de mídias sociais do Wagstaff Worldwide, Jeffrey Allen, disse que a participação proativa nas redes sociais é muito importante para navegar com sucesso no mercado de mídia de hoje. Apesar de 32% de todos os usuários de internet estarem no Twitter, Allen disse que 56% dos tweets dos clientes direcionados às companhias estão sendo ignorados.

A flexibilidade das mídias sociais oferece muitas vantagens, mas também apresenta desafios. Especialistas que participaram da Protein Innovation Summit (Cúpula de Inovações em Proteína) ofereceram conselhos para maximizar os benefícios e minimizar os riscos do marketing em mídias sociais.

O diretor executivo de mídias sociais do Wagstaff Worldwide, Jeffrey Allen, disse que a participação proativa nas redes sociais é muito importante para navegar com sucesso no mercado de mídia de hoje. Apesar de 32% de todos os usuários de internet estarem no Twitter, Allen disse que 56% dos tweets dos clientes direcionados às companhias estão sendo ignorados. Para aqueles que estão engajados em mídias sociais, as recompensas podem ser boas; por exemplo, as pessoas que chegam em sites de comércio eletrônico via Pinterest gastam 70% mais dinheiro.

As mídias sociais também permitem que as companhias sejam ágeis e respondam rapidamente a mudanças, mas é importante que as companhias respondam corretamente. Desastres, por exemplo, não são oportunidades de vendas. Allen citou vários exemplos de companhias que tentaram ( muitas vezes sem sucesso) se recuperar de tweets imprudentes de marketing relacionados a eventos como o furacão Sandy ou o tiroteio de Aurora.

Por essa razão, disse Allen, é importante ter uma equipe bem treinada, preferencialmente com treinamento em marketing, lidando com as mídias sociais. Ele avisa: “tenha cuidado para quem você dá as senhas”. O uso inteligente das mídias sociais inclui deletar ou pelo menos reconsiderar tweets programados após importantes eventos na mídia e pensar duas vezes antes de enviar uma mensagem que responde com humor ou raiva.

Mesmo eventos planejados podem ser complicados. Allen afirma que ninguém é dono de sua própria marca na mídia social, pois os elementos sociais de uma campanha de marketing planejada podem seguir em direções inesperadas rapidamente.

Caso uma companhia dê um passo em falso, existem formas de se recuperar, e ter um plano de contingência já em vigor é uma grande parte disso. Allen disse que é fundamental se desculpar imediatamente e assumir toda a responsabilidade pelo erro. Ele ficou particularmente impressionado com uma companhia que usou as mídias sociais para alcançar a mídia tradicional, oferecendo oficiais da companhia para uma entrevista e uma ampla explicação por trás da gafe nas mídias sociais.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress