7º Encontro Gestão Confinamento. Inscrições abertas
8 de dezembro de 2011
Panorama semanal: boi cai 1,65%, bezerro 3,57% e margem bruta na reposição sobe 3,99% no mês
8 de dezembro de 2011

Fiz IATF com Angus. O que usar no repasse?

Gabriela Giacomini, zootecnista e gerente de operações do Programa Montana

Gabriela Giacomini, zootecnista e gerente de operações do Programa Montana

A cada ano, a tecnologia da IATF ocupa um espaço maior no mercado brasileiro. A facilidade de manejo, custo viável e a oportunidade de gerar bezerros filhos dos melhores touros da raça escolhida fazem com que o pecuarista enxergue na IATF uma excelente ferramenta para melhoramento do rebanho.

Várias são as raças disponíveis no mercado para uso na IATF e alguns especialistas têm apontado a IATF como ferramenta para maximizar o crescimento do cruzamento, lançando mão da ferramenta heterose para produção de bezerros mais pesados e mais precoces.

O Programa Montana vem produzindo e selecionando animais compostos desde 1993, através de um sistema de cruzamentos baseados em 3 grandes pilares do melhoramento genético: heterose, complementaridade entre raças e genética aditiva. No campo da heterose, devido ao número de raças usadas no composto e variedade de cruzamentos, somente o Montana é capaz de gerar heterose com qualquer tipo de vaca e gerar manutenção desta heterose ao longo das gerações.

Falando em genética aditiva, todos os animais Montana são geneticamente avaliados e possuem o CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção – registro emitido pelo Ministério da Agricultura para os 23% melhores machos de cada safra. Ou seja, como a pressão de seleção é altíssima, o comprador de touros Montana tem a certeza que estar levando animais verdadeiramente melhoradores para sua propriedade.

Para a IATF, o Programa Montana apresenta algumas soluções. Você pode usar o sêmen de touros Montana provados, à disposição nas centrais CRV Lagoa, SEMEX e ABS Pecplan, e fazer o repasse com touros Montana.

Além disso, durante este ano, ouvi comentários de alguns pecuaristas que têm investido na IATF com a raça Angus e não encontram solução para o repasse. Pois bem, a solução é muito simples: basta usar touros Montana!

O touro Montana foi “desenhado” para trabalhar a campo em qualquer região do país e em qualquer tipo de vaca, gerando bezerros pesados, com carcaça bem terminada, carne de qualidade, além de fêmeas férteis e precoces.

E o que usar nas fêmeas F1, produto da IATF Nelore x Angus? Simples: use touros Montana! Você poderá maximizar os ganhos com a heterose, aproveitando a excelente fêmea F1 e produzindo bezerros bem adaptados, com ganho de peso excepcional.

Qualquer que seja a sua opção de uso da IATF introduza touros Montana em uma, ou mais, etapa do processo. Os resultados são surpreendentes e o manejo é extremamente simples. Você já sabe, cruzamento com resultado passa pelo Montana!

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress