Mercado Físico da Vaca – 09/02/10
9 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 10/02/10
11 de fevereiro de 2010

Filme mostra impacto de Temple Grandin na pecuária

No último sábado, dia 6 de fevereiro, quando a HBO exibiu o filme Temple Grandin, agricultores e pecuaristas dos Estados Unidos tiveram a honra de ver o trabalho de Temple Grandin na melhora dos cuidados com o gado bovino. Grandin, revolucionou o manejo pecuário aproveitando sua habilidade de ver o mundo de forma diferente para desenvolver um entendimento mais profundo sobre o comportamento animal.

No último sábado, dia 6 de fevereiro, quando a HBO exibiu o filme Temple Grandin, agricultores e pecuaristas dos Estados Unidos tiveram a honra de ver o trabalho de Temple Grandin na melhora dos cuidados com o gado bovino. Grandin, revolucionou o manejo pecuário aproveitando sua habilidade de ver o mundo de forma diferente para desenvolver um entendimento mais profundo sobre o comportamento animal.

“Não existe um pecuarista nesse país que não conheça seu trabalho. Todos fomos influenciados por Temple”, disse o diretor do Garantia de Qualidade da Carne Bovina da Universidade Estadual de Montana, Clint Peck. “Não há dúvida de que seu trabalho nos ajudou a entender mais sobre nossos animais e como lidar com eles de forma cuidadosa e humana”.

O programa Garantia de Qualidade da Carne Bovina (BQA, da sigla em inglês), financiado pelo beef checkoff, determina os padrões de manejo e qualidade da carne bovina que são seguidos através do processo de produção – da fazenda à mesa do consumidor – para garantir que os animais recebem o cuidado apropriado.

“A percepção de Temple sobre o comportamento animal e técnicas de baixo estresse é a base da avaliação BQA, que é o sistema de classificação que usamos para verificar se os animais estão recebendo manejo adequado. Suas contribuições são monumentais”, disse o diretor de BQA da Associação Nacional de Produtores de Carne Bovina dos Estados Unidos (NCBA, sigla em inglês), Ryan Ruppert. Ele esteve presente na pré-estréia do filme da HBO na quarta-feira à noite como convidado de Grandin.

“Eu acho que o filme fez um grande trabalho de captura dos desafios que Temple enfrentou para melhorar o cuidado com os animais na produção de alimentos. O que me chocou foi o quão diferente a indústria de carne bovina está hoje com relação ao que era nos anos sessenta e setenta como resultado de sua perseverança. Ela é uma verdadeira pioneira”.

O trabalho de Grandin tocou todos os segmentos da produção de carne bovina, da fazenda ao confinamento e, no final, à fábrica de processamento.

“O método Temple Grandin tem sido um recurso crítico para a Cargill, que nos permitiu melhorar continuamente nossas instalações de manejo com os animais e nossos programas de bem-estar animal”, disse o presidente da Cargill Beef, John Keating. O líder em bem-estar animal e agricultura da Cargill, Mike Siemens, disse que a percepção e o entendimento de Temple sobre o comportamento animal são “verdadeiramente únicos”. “Sua capacidade e experiência na projeção de instalações são de valor inestimável para a indústria de carne bovina”.

A Cargill Beef é a segunda maior processadora da América do Norte e é uma das maiores engordadoras comerciais de gado nos Estados Unidos. A Cargill Beef vende carne fresca e outros produtos para todas as principais redes, atacadistas e distribuidores no país.

“Nossas instalações foram projetadas com a filosofia de Grandin em mente e, durante anos, continuamos melhorando essa abordagem de reduzir o estresse no manejo. Sabemos como esses processos funcionam baseados em o quão calmos e quietos os animais ficam e, no final, o quão mais fácil é para fazermos nosso trabalho”, disse a Ph.D. e dona da Heartland Cattle Company de Nebraska, Patsy Houghton.

A Heartland Cattle foi pioneira no uso de novilhas na indústria de carne bovina. O centro de desenvolvimento, engorda e pesquisa da Heartland criou mais de 71.000 novilhas e desmamou mais de 120.000 bezerros desde sua abertura em 1990.

“Quando o gado chega a um de nossos currais de engorda, são enviados para áreas que contêm a assinatura de Temple Grandin, como as calhas em curva, que usam os instintos naturais dos animais para minimizar o estresse. De fato, várias de nossas instalações de processamento foram construídas sob sua direção”, disse o presidente e diretor operacional da JBS Five Rivers Cattle Feeding, LLC, Mike Thoren. “Suas percepções e empatia sobre o comportamento animal revolucionou a indústria pecuária e continua garantindo que os animais sejam manejados de forma humana”.

Empregando mais de 650 profissionais, a JBS Five Rivers é a maior empresa de engorda de gado do mundo, com uma capacidade de engorda de mais de 839.000 cabeças de gado, com estabelecimentos em Colorado, Idaho, Kansas, Oklahoma, Texas, New México, Wisconsin e Ohio.

“Temple tem sido uma excelente defensora dos animais e da agricultura animal melhorando o manejo geral e o bem-estar do gado. Levamos isso para o próximo passo e ensinamos os pecuaristas como implementar efetivamente os procedimentos para tirar vantagem dos princípios que ela promoveu em sua carreira”, disse o representante do Departamento Associado para Extensão, do Departamento de Ciência Animal do Texas AgriLife Extension, Ron Gill. Ele viaja o país treinando as pessoas que fazem o manejo dos animais em técnicas aprovadas pelo BQA.

Veja o trailer do filme:

A reportagem é do Cattlenetwork.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Humberto de Freitas Tavares disse:

    Para a história não-romanceada, talvez ainda mais fascinante, ver o filme da BBC

    The Woman Who Thinks Like a Cow – part 1

    http://www.youtube.com/watch?v=46ycu3JFRrA

    Ao lado do vídeo surgirão os links para as outras partes.

plugins premium WordPress