Festival Angus Malbec apresenta novos cortes para parrilla em Gramado

Oferecer aos clientes uma experiência gastronômica diferenciada com uso de cortes de dianteiro e um retorno às origens da alimentação. Essa é a tônica do Festival Angus Malbec, que ocorrerá no mês de junho em Gramado, na Serra Gaúcha. A iniciativa conjunta do restaurante Malbec e da Associação Brasileira de Angus conta com apoio do Frigorífico Zimmer e foi lançada em jantar para convidados na noite desta terça-feira (15/05).

Foto: Carolina Jardine

Os participantes puderam degustar seis assados diferentes (Shoulder Steak, Short Rib, Vazio, Costela Gourmet, Brisket e Maminha) e escolher seus preferidos, que serão servidos durante o festival aos clientes do Malbec guarnecidos por legumes assados na brasa e molhos clássicos. Após apuração de votos, os cortes que estarão em apresentação na temporada de 2018 são: Shoulder Steak, Short Rib, Vazio e Costela Gourmet, esta última sendo a mais votada.

Segundo o proprietário do Malbec, Josiano Schmitt, a equipe aceitou o desafio de usar cortes de dianteiro, popularmente ditos como “de segunda”, e desenvolver assados inusitados nesta temporada de inverno. Isso, pontua ele, faz parte de uma nova tendência de dar maior aproveitamento à produção, não apenas nas carnes mas em qualquer tipo de alimento.

“Estamos voltando no tempo, nas origens da alimentação. Hoje se cozinha com alimentos que há anos foram sendo deixados para trás”. Schmitt frisou que realizar um festival Angus era um projeto antigo do Malbec que, agora, torna-se realidade. “Queremos mostrar às pessoas a qualidade da carne gaúcha e da Angus”.

O projeto foi destacado pela coordenadora do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, como uma estratégia para difundir esses cortes ainda desconhecidos do consumidor, principalmente na Serra Gaúcha. “As pessoas vão descobrir aqui que esses cortes podem ser preparados em parrilla e apresentar alto sabor”. Um mercado que já vem rendendo bons negócios ao Frigorífico Zimmer, de Parobé.

Ofertando sua carne Angus certificada na Região das Hortênsias, o grupo teve aumento de 20% a 30% na comercialização desde que integrou-se ao Carne Angus, há um ano. “Eventos como esse ajudam a divulgar esses novos cortes que chegaram para completar nosso mix de produtos”, disse o diretor do Zimmer, André Zimmer.

Desossa

Durante o lançamento do Festival, o açougueiro e especialista em cortes premium Marcelo Bolinha realizou a desossa de uma carcaça Angus. Demonstrando maestria com as facas, ele apresentou as peças de carne do dianteiro e garantiu: “o Festival Angus Malbec tem cortes que no açougue são considerados de segunda, mas não se pode esquecer que o gado Angus é diferenciado, é uma carne de primeira. É tudo que um profissional precisa para um bom assado.”

Fonte: Associação Brasileira de Angus.


ou utilize o Facebook para comentar