Categories: Raças e Genética

Fazenda São José realiza II PGP do Passos

Animado com o resultado alcançado com a primeira edição da prova de ganho em peso realizada na Fazenda São José no ano passado, Sérgio Passos reuniu 20 criadores de nelore mocho e está promovendo a II PGP do Passos, em Duartina, SP.

Este ano, 60 animais estão na prova, que teve início no dia 17 de maio e termina em 1 de novembro. Com idade entre 7 e 9 meses, os tourinhos ficarão em confinamento por um período de 168 dias, sob uma dieta com 12% de proteína bruta e 70% de energia. A prova é oficializada pela ABCZ, tem o apoio da APCN e ACNB e o técnico responsável é o Dr. Emir Queiroz, da Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ -.

“A II PGP do Passos tem como objetivo obter mais dados técnicos sobre o plantel e oferecer ao mercado, animais com índices diferenciados do rebanho nacional”, afirma o criador.

A seriedade do trabalho chamou a atenção da Central Yakult que, no ano passado, escolheu dois tourinhos para continuarem os testes em seu programa Progenel para nelore mocho, desenvolvido no instituto de zootecnia da USP. Os resultados foram tão satisfatórios que a Yakult virou parceira da Fazenda São José e encampou a PGP do Passos, na qual já está aplicando o Progenel.

Ao todo, são 20 mocheiros que estão participando da PGP do Passos, com 1 ou 2 animais: Cecílio Anéas Filho, Nelson Trevisan, João Aguiar Alvarez, Rubens Eduardo Ferreira, Wanderley Antônio Modolo, Luís Francisco S. Carvalho, Benedito da S. Ferreira, Carlos F. Benito Jorge, Agropastoril GB, Amauri Gouveia, Carlos Pecci, Comercial A. Conquista, Flávia Faidiga, Frederico G. Chateaubriandt, João Carrielo de Moraes, Luís Carlos Marino, Luciano Campacci, Silvio Tuma Salomão, Cia. Comercial OMB e Sérgio Lomani Passos, que participa com 17 animais.

No dia 9 de novembro, já está marcado um dia de campo na Fazenda São José, quando acontecerá o julgamentos dos tourinhos pelos jurados da ABCZ e técnicos da Yakult. Os campeões irão continuar no programa Progenel e os outros garrotes avaliados serão vendidos no II Leilão PGP Nelore do Passos, no dia 15 de novembro, durante a ExpoBauru.

O dia de campo, que é aberto a criadores, técnicos, estudantes, jornalistas e a todos os interessados na melhoria da pecuária nacional, ainda terá em sua programação, palestras técnicas sobre alimentação, manejo e melhoramento genético com os técnicos da Progenel.

I Prova de Precocidade e Fertilidade

Além da avaliação dos tourinhos, Sérgio Passos também está preocupado com a performance das fêmeas nelore. Afinal, as boas mães são as grandes “responsáveis pelo sucesso de um rebanho”, por isto, dentro da Fazenda São José também está acontecendo a I Prova de Precocidade e Fertilidade.

Quinze fêmeas de 15 a 18 meses estão participando da prova, que tem duração de 112 dias e acontece a pasto, com touro. Todo o comportamento sexual delas está sendo monitorado, diariamente. “Anotamos tudo: o cio, a monta do touro, data e hora da cobertura”,explica Sérgio. Ao final da prova, através de ultrassonografia, serão determinadas quais as fêmeas que emprenharam e suas respectivas idades.

O teste é importante porque irá identificar quais as novilhas e linhagens que são mais precoces e mais férteis. Serão premiadas os 1o, 2o e 3o lugares. “Precocidade sexual e fertilidade são características que são transmitidas as filhas, por isto, com o resultado deste teste, teremos mais dados técnicos para escolhermos as melhores matrizes da raça”, garante o criador.

Fonte: Publique PRESS

This post was published on 3 de julho de 2002

Share

Recent Posts

Convite: 12º Workshop AgroTalento: Como fazer a gestão profissional da sua fazenda

Para produtores apaixonados pelo agro que querem ter mais gestão na sua fazenda, nós temos… Read More

5 de agosto de 2020

Urge um papo reto – Por André Bartocci

Urge um papo reto. Sobre Comunicação e a nossa necessidade de ser compreendido pela sociedade, que… Read More

5 de agosto de 2020

JBS doa 50 mil cobertores e mais de 94 mil kits de higiene e limpeza ao Fundo Social de São Paulo

–A JBS, por meio do seu programa de responsabilidade social “Fazer o Bem Faz Bem… Read More

5 de agosto de 2020

Beyond Meat teve prejuízo de US$ 10 milhões no 2º trimestre

A Beyond Meat registrou prejuízo líquido de US$ 10,2 milhões no segundo trimestre (encerrado em… Read More

5 de agosto de 2020

Custo do “prato feito” consumido em casa subiu quase 4% em São Paulo entre janeiro e junho

A quarentena exigida para tentar conter a disseminação da covid-19 motivou a alta do custo… Read More

5 de agosto de 2020