Conheça a ferramenta de mercado futuro para gerenciar riscos em seu negócio
2 de agosto de 2011
Mercados Futuros – 02/08/11
3 de agosto de 2011

Fatores que afetam o progresso genético do rebanho

O progresso genético (ΔG) pode ser decomposto em uma equação básica, composta por 4 fatores: intensidade de seleção; acurácia de seleção; variabilidade genética e intervalo de gerações. Analisado esses fatores é possível avaliar a estratégia de seleção que será adotada.

O progresso genético (ΔG) pode ser decomposto na seguinte equação básica, composta por 4 fatores:

Intensidade de Seleção

A intensidade de seleção é uma predição da superioridade do grupo selecionado (em unidades de desvio padrão) em relação aos animais considerados para a seleção. Ela está inversamente relacionada à proporção selecionada. Podemos esperar, por exemplo, que a média dos 5% melhores animais seja superior a média dos 10% melhores.

No geral, as intensidades de seleção para machos e fêmeas são diferentes. Devido a sua maior taxa reprodutiva, menos machos são necessários para reprodução e, portanto, a intensidade de seleção é geralmente maior para os machos. Deve-se atentar entretanto para evitar o uso de um número muito reduzido de touros, caso contrário problemas relacionados com a endogamia poderão ocorrer.

Quando o tamanho da população onde houve seleção é pequena, as intensidades de seleção são reduzidas. Por exemplo, o melhor entre 10 animais não será tão bom, em média, quanto os 10% melhores entre 1000. Neste exemplo, as intensidades de seleção são 1,52 e 1,75, respectivamente (Falconer e Mackay, 1996).

Características pouco associadas com o objetivo de seleção podem diminuir a intensidade de seleção. Por exemplo, se 1000 vacas estão disponíveis para seleção e há interesse em aumentar o retorno maternal (RMat) selecionando as 500 melhores. Na prática, outros critérios de seleção são muitas vezes considerados, fazendo com que haja menos animais efetivamente disponíveis para a seleção por RMat. Suponha que 250 das 1000 vacas sejam previamente descartadas ou desconsideradas por outras características não correlacionadas com o RMat. Neste caso, a proporção selecionada para RMat seria 500/750 (67%), e não 500/1000 (50%).

Nos anos 90, um marco ocorreu nos principais programas de melhoramento genético do Brasil, com a criação de um “instrumento” que fomentasse uma maior intensidade de seleção. Com pioneirismo internacional, órgãos governamentais, num trabalho conjunto com o setor privado, tiveram a visão de acelerar o processo de melhoramento genético através da criação de um certificado de superioridade genética denominado como CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção).

“A Certificação Especial de Identificação e Produção é um programa de Governo (instituído em 1995), no qual um documento é emitido, com chancela do MAPA, certificando a identificação e produção de determinado animal (reprodutor ou matriz) que participa de um dos projetos registrados no MAPA para tal. O certificado se destaca por garantir que empresas de genética bovina, propiciem aos seus clientes (produtores colaboradores) animais de ponta, capazes de contribuir com o melhoramento genético dos plantéis, gerando ganhos reais de produtividade” (Corrêa, 2008).

O CEIP é concedido aos animais (machos e fêmeas) 20% superiores geneticamente, de cada safra, e sem defeitos desclassificantes, dentro de cada programa reconhecido pelo MAPA.

Acurácia de seleção

A acurácia de seleção é uma indicação de quão boa pode ser a estimativa do verdadeiro mérito genético. Formalmente, ela é a correlação entre o valor genético estimado e o verdadeiro. Quanto melhor a habilidade em determinar o verdadeiro mérito genético dos animais, mais da superioridade dos pais selecionados será transmitida à próxima geração. A acurácia depende da herdabilidade da característica (para uma determinada população), da qualidade das informações coletadas, da técnica de predição do mérito genético e do critério de seleção adotado. Se informações dos parentes ou de características correlacionadas forem incluídas na estimação do valor genético, então a acurácia depende também da quantidade total de informação utilizada.

O benefício em utilizar informação adicional é maior quando a herdabilidade da característica é baixa. Portanto, se é usada informação da família ou de características correlacionadas, o fato de uma característica ter ou não baixa herdabilidade se torna menos importante.

Variabilidade genética

A variabilidade genética, inerente de cada característica e população, é determinante na definição de quanto progresso genético pode ser obtido. Quanto maior a variabilidade genética, maior é a possibilidade de progresso genético.

Para otimizar este componente, os programas devem procurar controlar o maior número de animais possível e estarem abertos ao uso de material genético de outros programas.

Intervalo entre Gerações

O intervalo entre gerações é definido como a média de idade dos pais quando sua progênie nasce. Os reprodutores mais jovens têm chance de expressar seu potencial genético mais rapidamente se os intervalos entre gerações são curtos, o que é desejado pois, se alguma tendência genética estiver ocorrendo em um programa de melhoramento, espera-se superioridade dos animais das gerações futuras em comparação com os animais das gerações anteriores. Em outras palavras, haverá mais ciclos de seleção em um determinado período de tempo se reprodutores mais jovens são usados, e a mudança genética por ano será maior. Para serem eficientes, os programas de melhoramento devem, portanto, tentar buscar intervalos entre gerações reduzidos.

Um problema prático é que, no geral, as DEPs dos reprodutores mais velhos são mais acuradas. Consequentemente, podemos pensar em duas estratégias alternativas: 1) selecionar de forma acurada os animais mais velhos como reprodutores, ou 2) selecionar os animais mais jovens menos acuradamente. Qualquer uma das alternativas pode ser melhor avaliada ao comparar os componentes que diferem nas duas estratégias (acurácia de seleção e intervalo entre gerações), o que será apresentado mais adiante, num exemplo com a aplicação da equação do ΔG.

É comum que os intervalos entre gerações para machos e fêmeas sejam diferentes. Como normalmente há necessidade de menos machos do que fêmeas para a reprodução, eles podem ser substituídos mais cedo e, com isso, apresentar intervalos entre gerações mais curtos. A maioria das fêmeas jovens precisam ser mantidas para reposição, pois seus índices reprodutivos costumam ser baixos, sobretudo em bovinos (quando comparado a outras espécies de produção). Isto leva não somente a baixa intensidade de seleção nas fêmeas, mas também à maiores intervalos entre gerações, visto que as fêmeas são mantidas por um “longo” período de sua vida reprodutiva.

Aplicação da equação do ΔG

Definidos os componentes que afetam o progresso genético, é possível comparar estratégias alternativas, pela aplicação da equação. Suponha o seguinte exemplo para a característica idade ao primeiro parto (IPP), com 2 estratégias alternativas: A) 50% das novilhas selecionadas para reposição; e B) 80% das novilhas selecionadas para reposição (menor intensidade de seleção) e consequente redução do intervalo de geração.

Podemos observar com o exemplo que a estratégia de desafiar/reter uma maior proporção de novilhas, apesar de resultar numa menor intensidade de seleção das fêmeas, proporcionou um maior ganho genético esperado devido à redução expressiva do intervalo entre gerações de fêmeas.

O texto acima faz parte do Módulo 3 do Curso Online Melhoramento Genético em Bovinos de Corte, que estará com inscrições abertas até o dia 18 de agosto.

Além de discutir estes pontos de extrema importância para a pecuária, neste curso o Zootecnista e sócio da GenSys Consultores Associados, Roberto Carvalheiro irá abordar assuntos como a interpretação de DEPs e sumários, critérios de seleção e parâmetros para avaliação de um programa de melhoramento genético. Você ainda irá aprender como as biotécnicas reprodutivas (IA, TE, FIV) e os marcadores moleculares podem ajudar no melhoramento do rebanho e na obtenção de resultados em tempo reduzido.

Clique aqui para ver a programação completa do Curso e fazer sua inscrição.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress