Mercado Físico da Vaca – 08/11/10
8 de novembro de 2010
Mercados Futuros – 09/11/10
10 de novembro de 2010

Fatores importantes para iniciar um projeto de irrigação

A água é um dos principais fatores do desenvolvimento das culturas e a irregularidade do regime pluviométrico de algumas regiões pode tornar-se uma restrição ao desenvolvimento agrícola. A irrigação tem sido uma das técnicas mais utilizadas na agricultura, visando acréscimos nas produtividades. Plantas forrageiras apresentam efeitos diversos em relação ao estresse hídrico. Esses efeitos são refletidos através da redução no peso da matéria seca, na emergência das panículas e retardamento no alongamento do caule.

A água é um dos principais fatores do desenvolvimento das culturas e a irregularidade do regime pluviométrico de algumas regiões pode tornar-se uma restrição ao desenvolvimento agrícola. A irrigação tem sido uma das técnicas mais utilizadas na agricultura, visando acréscimos nas produtividades. Um bom sistema de irrigação deve aplicar água uniformemente, até determinada profundidade, propiciando umidade necessária ao desenvolvimento normal das espécies vegetais (DRUMOND, 2003ª).

O déficit hídrico tolerável pelas plantas varia em geral entre 30 e 60% de água total disponível, que depende do tipo de cultura, do tipo de solo e da evapotranspiração.

Plantas forrageiras apresentam efeitos diversos em relação ao estresse hídrico. Esses efeitos são refletidos através da redução no peso da matéria seca, na emergência das panículas e retardamento no alongamento do caule. A resposta mais sensível da planta ao estresse hídrico é a diminuição do crescimento celular, pois está diretamente relacionado à sua expansão e ao vigor.

É importante acrescentar que a água que a planta retira do solo para evolução do seu ciclo é devolvida para a atmosfera numa proporção de 98%, sendo que apenas cerca de 2 % ficam retidos na planta. Sob condições de estresse hídrico, a fotossíntese, a respiração, a divisão celular, a absorção e a translocação de nutrientes são afetados e a planta tem seu crescimento diminuído ou até mesmo paralisado (VIEIRA, 1995).

Fatores importantes em um projeto de irrigação

Primeiramente, para realização de um projeto de irrigação de pastagem deve-se ter:

– Levantamento plani-altimétrico da área com curvas de nível interpoladas de 1 em 1 metro;
– Planta em autocad;
– Planejamento e decisão sobre o projeto;
– Avaliar a vazão disponível;

O conhecimento dos fatores que devem ser levados em consideração em um projeto de irrigação é de suma importância para um técnico julgar um projeto. A seleção dos aspersores, o consumo de energia, a retenção de água no solo e a jornada diária de serviço são fatores essenciais que podem determinar a viabilidade de um projeto de irrigação.

Principais sistemas de irrigação de pastagens

– Pivô central
– Sistemas de aspersão em malha.
– Autopropelido.
– Barras irrigadoras.
– Sistemas de aspersão portátil.
– Sistemas de aspersão fixo.
– Sistemas lineares e de cantos.

Dentre os métodos de irrigação mais utilizados em pastagens, destaca-se a aspersão. A irrigação por aspersão é bastante utilizada, devido à possibilidade de elevada uniformidade de distribuição, à adaptabilidade a diversas culturas e solos, ao fácil controle do volume de água aplicado e à possibilidade de aplicação de fertilizantes e outros produtos através da água de irrigação.

Pivô central e aspersão em malha são os sistemas mais indicados.


Figura 1. Pivô central


Figura 2. Sistema de aspersão

Uma outra possibilidade bastante viável é a aplicação de dejetos líquidos de suínos e bovinos via sistema de irrigação por aspersão (DRUMOND, 2003ª). Estudos comprovam que os estercos de suínos, de bovinos e de aves, quando adicionados ao solo, tem potencial para promover grande melhoria nas suas propriedades físicas, biológicas e químicas (GALBIATTI et al., 1992).

Portanto, sua utilização favorece tanto o produtor, quanto o meio ambiente. A aplicação dos dejetos em pastagens seria uma alternativa, já que normalmente são estabelecidas em solos exauridos e/ou de baixa fertilidade natural, como os solos do Cerrado.

Este trecho é parte do conteúdo do Curso Online Irrigação de Pastagem, que terá início no dia 25 de novembro, e do Livro Irrigação de Pastagem – livro que complementará as vídeo-aulas e apresentações do curso.

O curso será baseado nos fatores mais importantes em um projeto de irrigação; os principais sistemas de irrigação de pastagem; a fertirrigação e aplicação de águas residuárias; o manejo racional da irrigação; a gestão, os investimentos e custos.

O instrutor deste curso é o doutor em Agronomia pela UNESP/Jaboticabal, M.Sc. em Engenharia Agrícola pela UFV, e Engenheiro Agrônomo também pela UFV/MG, Luis César Dias Drumond, que fez cursos de atualização na área de irrigação no Brasil e Exterior, e atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba.

Participe deste curso e entenda todos os fatores importantes da irrigação de pastagem, tornando a produção das pastagens o mais rentável possível!

Saiba mais e inscreva-se!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress