Mercado Físico da Vaca – 26/10/09
26 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 27/10/09
28 de outubro de 2009

Fases de crescimento: cria, recria e terminação

Os segmentos de cria, recria e engorda (também denominado terminação) constituem-se nas etapas de produção de bovinos de corte. Estes podem estar presentes em uma mesma propriedade ou separados, caracterizando a segmentação do setor produtivo. Saiba mais sobre o assunto e participe do Curso Online Produção de Gado de Corte: conceitos técnicos e econômicos, que iniciará no dia 09 de novembro.

Os segmentos de cria, recria e engorda (também denominado terminação) constituem-se nas etapas de produção de bovinos de corte. Estes podem estar presentes em uma mesma propriedade ou separados, caracterizando a segmentação do setor produtivo.

Cria e Recria

No que diz respeito ao crescimento do período do nascimento até a desmama (fase pré-puberdade), PEIXOTO (1993) destaca que este é o segmento mais importante da vida do animal, pois o bezerro consegue em sete meses atingir cerca de 25 a 50% de seu peso final de abate.

Em termos práticos, bovinos jovens apresentam melhor conversão alimentar, o que reflete positivamente na rentabilidade das operações que envolvem cria e recria de machos e fêmeas. Sem dúvida, devemos explorar a maior eficiência biológica apresentada por animais em idades mais jovens (até a puberdade).

Esquemas de suplementação devem ser prioritariamente utilizados nos períodos pré e pós-desmama, onde machos e fêmeas apresentam grande potencial de ganho de peso e melhor conversão alimentar. Em resumo, as características do crescimento, peculiares às fases de cria e recria, sugerem que:

* Devemos explorar ao máximo o crescimento na fase de auto-aceleração e a maior eficiência apresentada neste período;

* A utilização de suplementação pode ser bastante vantajosa do ponto de vista biológico e econômico.

Terminação

Nesta fase devemos fazer com que o animal atinja peso e acabamento de carcaça adequados, agregando valor a todo o trabalho desenvolvido na cria e recria. Do ponto de vista biológico, animais em terminação se encontram numa fase em que o crescimento já não é tão eficiente como na cria e recria.

Conforme comentado, à medida que o animal se aproxima de seu peso maduro, a intensidade do crescimento, traduzida pelo ganho de peso, e a eficiência alimentar diminuem. A composição do ganho de peso passa a ser constituída em maior parte por tecido adiposo, o qual, em termos de energia consumida por quilo de tecido depositado, é menos eficiente que o tecido muscular.

Em resumo, nesta fase observam-se os seguintes aspectos:

* Maior deposição de tecido adiposo no corpo do animal (chamado acabamento da carcaça);

* Maior exigência de energia para ganho de peso;

* Conversão alimentar menos eficiente;

* O custo do ganho ou da @ produzida consequentemente é mais elevado.

Este trecho acima faz parte do módulo 1 do Curso Online Produção de Gado de Corte: conceitos técnicos e econômicos, que iniciará no dia 09 de novembro.

Esse curso online é dividido em cinco módulos, cada um liberado semanalmente e realizado totalmente via Internet. O aluno tem algumas ferramentas para tirar suas dúvidas, como o Fórum de Debates (disponível 24 horas por dia) e as Conferências Online (atividade com data pré-definida).

O instrutor deste curso é o zootecnista Rafael da Costa Cervieri, que é consultor em nutrição e produção de bovinos de corte e trabalha principalmente com engorda em confinamento e suplementação a pasto nos estados de SP, MS, MT e GO. Atua também em empresas de nutrição animal, como consultor para formulação de dietas e suplementos, ministrando palestras e treinamentos técnicos.

Conheça os 4 principais motivos para realizar este curso.

Produção de Gado de Corte: conceitos técnicos e econômicos – Inscreva-se!

O Curso Produção de Gado de Corte: conceitos técnicos e econômicos será realiazado novamente em janeiro de 2011, clique aqui e faça sua inscrição!

2 Comments

  1. Dr° Luis Carlos Rodrigues disse:

    Carissimo
    É um prazer conhecer um site de tamanha competencia.
    Parabens

    Dr° Branco

  2. Raissa Prado disse:

    Parabéns pelo artigo! rápido e mt bem explicado.

plugins premium WordPress