Categories: Giro do Boi

FAO: Qual a maior proteína da carne produzida mundialmente?

No relatório de previsões agrícolas chamado Agricultural Outlook 2025, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)-Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), há uma proteína da carne que está acima do restante como a mais produzida, a mais consumida e a mais comercializada no mundo. Pode surpreender que essa proteína não é frango, carne suína, carne bovina ou ovina. Na verdade, é de peixe.

Quando se soma peixes capturados e peixes produzidos em aquacultura, essa proteína fica bem acima das outras como a proteína mais produzida nas duas últimas décadas e deverá permanecer assim até 2025.

Nao somente o pescado é mais produzido, mas teve a produção de mais rápido crescimento globalmente – bem à frente da carne de frango. Conforme ilustrado na figura abaixo, o crescimento é predominantemente direcionado pela maior produção global de aquacultura, à medida que a produção de pescado de captura continua bastante estável.

Afinal, o que isso significa para as carnes vermelhas?

Junto com a carne de frango e suína, o crescimento na produção global de carne de pescado implica em mais pressão de competição para a indústria de carnes vermelhas. Entretanto, essa é uma tendência estabelecida ha muito empo e não surpreende, considerando a natureza mais intensiva das indústrias de suínos, frangos e aquacultura em geral e sua proeminência na Ásia e nos EUA.

Em escala global, a produção, o consumo e as exportações totais de peixes se mantiveram e deverão continuar, com uma clara margem acima das outras proteínas. É interessante notar, no entanto, que somente em 2012 a produção global de peixes de aquacultura ultrapassou a produção global de carne bovina – destacando a firme expansão do setor mundial de aquacultura.

O peixe é a proteina mais importada de carne em mercados como EUA, China, Japão, Coreia e União Europeia (UE) e a carne mais consumida em vários mercados da Ásia.

Nos EUA, o peixe é a proteína de carne mais importada, seguido por carne bovina, e os volumes deverão aumentar rápido até 2025. Em termos de consumo e produção nos EUA, no entanto, o peixe fica abaixo de frango, carne bovina e suína.

Após uma expansão de três vezes na última década na China, a FAO antecipou que as importações totais de peixe continuam bastante estáveis em 2016, mas declinará levemente até 2025 – ao mesmo tempo que as importações de carne bovina e ovina deverão aumentar. Em 2007, o peixe ultrapassou a carne suína como a proteína mais produzida na China e, em 2012, tornou-se a mais amplamente consumida.

No Japão, o Iene mais fraco e a menor demanda por frutos do mar apoiam a previsão da FAO de declínio no consumo até 20205, enquanto outras proteínas deverão manter sua participação.

O peixe teve o maior volume de consumo entre todas as proteínas de carne na Coreia, apesar de um período de declínio de 2008 a 2013, com a FAO prevendo uma recuperação gradual até 2025. O consumo de peixes na Coreia é seguido por carne suína, de frango e bovina – que deverão também seguir uma tendência similar de alta nos próximos dez anos.

Fonte: Meat and Livestock Australia, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

This post was last modified on 3 de novembro de 2016 16:13

Share

View Comments

  • Muito boa notícia que esta publicação nos fornece e melhor ainda o avanço da aquicultura, projetando assim uma diminuição do extrativismo aquático.

Recent Posts

Depois do AgroTalento, conheço meu faturamento e meus custos

Tarso Lang é natural de Santiago e é engenheiro agrícola.. Sua fazenda se localiza no município de Itacurubi. Sua relação… Read More

19 de fevereiro de 2020

Minerva Foods lucrou R$ 243 milhões no quarto trimestre

Impulsionada pela forte demanda asiática - especialmente da China -, a Minerva Foods reportou ontem um lucro líquido de R$… Read More

19 de fevereiro de 2020

Relatório do INAC mostrou que 18 de 25 frigoríficos uruguaios tiveram perdas em 2019

Em uma reunião tripartida realizada quinta-feira entre a indústria frigorífica e a Federação dos Trabalhadores da Carne e Afins (Foica),… Read More

19 de fevereiro de 2020

Crescente comércio de carne bovina da América do Sul tropeça por coronavírus

Os exportadores de carne da América do Sul, entre os maiores beneficiários de uma doença que mata porcos na China,… Read More

19 de fevereiro de 2020

Maturatta Friboi protagoniza churrasco que entra para o Guinness Book

Vinte e três mil porções de carne bovina servidas em oito horas. Essa é a marca que levou o BBQ… Read More

19 de fevereiro de 2020

JBS anuncia acordo para aquisição da Empire Packing nos Estados Unidos

A JBS S.A. comunicou que sua subsidiária indireta JBS USA celebrou um acordo de aquisição de participação acionária com a… Read More

19 de fevereiro de 2020