Mercado Físico da Vaca – 23/09/09
23 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 24/09/09
25 de setembro de 2009

FAO: produção de alimentos precisa crescer 70%

A produção de alimentos terá que crescer 70% até 2050 para suprir as crescentes necessidades da população mundial, alertou a FAO. Boa parte do aumento da produção de alimentos terá que ocorrer por meio do aumento da produtividade, mas a FAO também prevê que mais 120 milhões de hectares de terra serão necessários para isso. A maior parte dessa área será cultivada na África subsaariana e na América Latina.

A produção de alimentos terá que crescer 70% até 2050 para suprir as crescentes necessidades da população mundial, alertou nesta quarta-feira, 23, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A entidade estima que haverá 2,3 bilhões de pessoas a mais para alimentar em 2050 e para que haja alimento suficiente os investimentos na agricultura primária terão que aumentar 60%. “A produção anual de cereais terá que crescer quase um bilhão de toneladas, de 2,1 bilhões de toneladas atuais; e a oferta de carne terá que ser elevada em 200 milhões de toneladas para 470 milhões de toneladas em 2050”, disse a FAO, que estima que 72% da produção de carne do mundo serão consumidos pelos países em desenvolvimento, ante 58% nos dias atuais.

Boa parte do aumento da produção de alimentos terá que ocorrer por meio do aumento da produtividade, mas a FAO também prevê que mais 120 milhões de hectares de terra serão necessários para isso. A maior parte dessa área será cultivada na África subsaariana e na América Latina. “A maior parte da terra que pode ser cultivada servirá para o plantio de apenas alguns tipos de produtos, e não necessariamente aqueles de maior demanda. Essa terra também estará concentrada em poucos países”, advertiu a FAO.

Os recursos hídricos, embora suficientes para ajudar a aumentar a produção, podem tornar-se particularmente escassos em partes da África e no sul da Ásia, afirmou a FAO.

A matéria é de Ana Conceição,da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. FERNANDO JOSÉ CAZERTA AGUIAR disse:

    Sabado proximo sera lançada no Parque do Ibirapuera em São Paulo, a campanha SEGUNDA SEM CARNE , e como consta na reportagem do jornal O ESTADO DE SAO PAULO, com alguns dados catastroficos sobre a atividade da pecuaria bovina em relaçao ao meio ambiente. Essa Campanha esta sendo encabeçada pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Sao Paulo, entao acho que o Beefpoint como um site especializado na area poderia dar uma resposta tecnica à altura contra essa campanha difamante a esse setor tao importante da economia nacional.

plugins premium WordPress