Mercado Físico da Vaca – 18/02/10
18 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 19/02/10
22 de fevereiro de 2010

FAO: investimentos e governança são necessários para desenvolvimento da pecuária

A pecuária tanto contribui quanto sofre com a mudança climática e deve ser desenvolvida de uma maneira ecologicamente correta, ou vai elevar a pressão sobre o uso de terras, água, ar e sobre a biodiversidade, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). "A rápida transição da pecuária está acontecendo em um vácuo institucional. A questão da governança é central", disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf.

A pecuária tanto contribui quanto sofre com a mudança climática e deve ser desenvolvida de uma maneira ecologicamente correta, ou vai elevar a pressão sobre o uso de terras, água, ar e sobre a biodiversidade, disse a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Nesta quinta-feira, 18, a FAO anunciou que a demanda global por produtos pecuários deve apresentar um forte crescimento até 2050 em meio a aumentos de população, e investimentos substanciais no setor são necessários para ampliar a produção.

A pecuária é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa e o maior usuário mundial de recursos da terra, com os pastos e as terras usadas para produção de ração respondendo por quase 80% de toda a terra agrícola, disse a FAO.

Alguns países fizeram avanços na redução da poluição e do desmatamento ligados à produção pecuária, mas muitos outros precisam adotar políticas apropriadas e mecanismos baseados no mercado, como taxas para uso dos recursos naturais ou pagamentos por serviços ambientais, disse a agência.

A pecuária, que contribui com 40% do valor global da produção agropecuária e tem crescido rapidamente, deve se ampliar impulsionada pela demanda em países em desenvolvimento já que a renda das pessoas aumenta e elas se mudam para as cidades, de acordo com a FAO.

A produção global anual de carne deve subir para 463 milhões de toneladas até 2050 ante 228 milhões de toneladas agora, disse a FAO em seu relatório anual sobre a Situação da Agricultura e dos Alimentos, que avalia o setor pecuário pela primeira vez desde 1982. O rebanho de bovinos deve subir de 1,5 bilhão de cabeças para 2,6 bilhões, disse a FAO. Isso por sua vez vai ampliar a demanda por grãos para ração em 553 milhões de toneladas no período, o que responderia por cerca de metade do aumento total de demanda, disse a agência.

Fortes investimentos e governança são necessários para que a produção pecuária atenda à crescente demanda e garanta a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e a saúde humana, disse a FAO.

“A rápida transição da pecuária está acontecendo em um vácuo institucional. A questão da governança é central”, disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf.

As informações são do Estado Online, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Sempre devemos ter cuidados com tudo que fazemos. E realmente não é fácil imaginarmos a ampliação sustentável da produção agropecuária para oferecer o atual padrão de consumo dos países ricos para todo o planeta, cuja população continua crescendo.

    Mas precisamos considerar o avanço tecnológico e a o poder dos preços de redirecionamento do consumo na análise.

    E não só a produção agropecuária tem imensos desafios a serem enfrentados; trata-se de um desafio muito mais amplo.

    Att,

  2. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Será que extrair petroleo do pré-sal e queima-lo não tem impacto ecológico?

    Sinceramente tudo que fazemos tem algum tipo de impacto.

    Viver tem impacto.

    Mas parece que a agropecuária foi eleita a vilã da vez.

    Disser que a produção de um kilo de carne “consume” milhares de litros de agua nos leva aonde? Esta agua consumida desapareceu do planeta? E o ciclo da agua que aprendemos nos primeiros anos da escola? Ou será que esta aguá ficou poluida e não serve mais para consumo humano ou animal? Não acredito.

    E a coisa não para. Segue pelos efeitos maléficos dos “buns” dos bois sobre o aquecimento do planeta…..novamente pergunto e o ciclo do carbono que aprendemos nos primeiros anos da escola. O capim cresce e sequestar carbono. O animal converte o capim em carne. E assim segue a cadeia, hora sequestrando hora liberando carbono.

    E toda hora somos bombardeados com dados de pesquisas de alguém com ares de verdade divina.

    A agropecuária não é a real vilã da novela, mas esta perdendo feio a guerra da comunicação.

plugins premium WordPress