Frigoríficos ainda esperam boa disponibilidade de animais no ano que vem
13 de novembro de 2018
MT deve cultivar 4,66 milhões de hectares de milho, diz Imea
13 de novembro de 2018

Fachin cobra advogados da J&F após desistirem de depoimento de Janot

Após a defesa dos empresários da J&F desistir do depoimento do ex-procurardor-Geral da República Rodrigo Janot, o relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, cobrou explicações dos advogados que atuam no processo.

“Considerando a desistência, por parte da defesa, na data de hoje, da oitiva da testemunha Rodrigo Janot, determino a intimação dos colaboradores, por publicação, para que especifiquem, no prazo de 5 (cinco) dias, quais das provas ainda não produzidas que pretendem”, disse Fachin em despacho horas após o cancelamento da oitiva.

O ministro disse ainda que os advogados “deverão justificar a pertinência e imprescindibilidade da prova, sob pena de desistência tácita”.

Janot foi comunicado que a defesa dos executivos havia desistido de ouvi- lo no processo sobre a rescisão do acordo de delação premiada assim que chegou ao Supremo nesta segunda-feira. A situação causou mal-estar e o ex-PGR deixou a sala de audiência visivelmente irritado, dizendo que o pedido de oitiva foi uma tentativa de constrangê-lo.

“Só acho que, por cortesia, eu deveria ter sido avisado com antecedência, para evitar meu deslocamento até aqui. Mas não faço qualquer ligação entre a dispensa do meu depoimento com as prisões que aconteceram, mas pode ser que, não afirmo também que isso aconteceu, que era um interesse de constranger o então procurador-Geral da República que subscreveu a peça em que se postou a rescisão de acordo”, disse Janot.

A declaração foi rebatida na mesma hora pelo advogado de Joesley Batista, Técio Lins e Silva. “É prerrogativa da defesa desistir da testemunha a qualquer momento, não existe essa questão de delicadeza. Nós entendemos que não havia mais necessidade. Ele já prestou vários depoimentos no inquérito, deu várias entrevistas, expôs sua opinião em diversos foros, em diversas mídias. Quem participou das decisões, dos acordos, não foi ele, ele bateu o martelo porque era autoridade. Mas ele nunca ouviu os colaboradores, nunca esteve com os colaboradores.

O advogado disse que não entendia por que Janot estava tão irritado pelo cancelamento do depoimento e chegou a ironizar o novo visual do ex- procurador-Geral da República, que está mais magro e usando cavanhaque.

“Parece até que vir ao Supremo é uma condenação, uma coisa penosa. Meu deus, toda vez que venho aqui fico feliz da vida. Ele está indignado porque foi trazido aqui inutilmente. Não é constrangimento nenhum. Passou quatro anos atuando, fazendo discursos memoráveis, sempre do contra, acusando ou querendo a prisão de alguém”, disse.

Advogado de Wesley Batista, Eugênio Pacceli, também criticou a postura de Janot. “Ouvimos testemunha de acordo com conveniência de sua defesa. O que causa espécie, é o doutor Rodrigo se sentir tão constrangido ou chateado como se fosse cidadão acima dos demais.

As pessoas que são arroladas como testemunhas são pessoas comuns, são chamadas para prestar serviço à Justiça, não tem que ficar chateado com isso. A impressão que tive é que doutor Janot achou que nós quiséssemos constrangê-lo. Não passou pela cabeça da defesa em momento algum constranger quem quer que fosse. Não faz sentido essa manifestação de constrangimento”, afirmou.

Segundo o Valor apurou, após a nova prisão de Joesley, na última sexta- feira, o grupo de advogados que defende os empresários da J&F se reuniu e decidiu que Janot não deveria ser ouvido nesta segunda-feira.

Além dos irmãos Batista, o processo envolve os ex-executivos da JBS Ricardo Saud e Francisco de Assis e Silva.

Janot foi arrolado como testemunha no processo em agosto pelos advogados de Joesley e Wesley. Foi Janot, antes de deixar o comando da PGR, que pediu a rescisão dos acordos de colaboração premiada assinados com os integrantes do grupo empresarial.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress