Atacado – 13-12-13
16 de dezembro de 2013
Os pecuaristas do futuro são os integradores da agricultura com a pecuária, sempre utilizando a tecnologia – Marco Túlio Soares (Profissional MT)
16 de dezembro de 2013

Faça uma pecuária rentável com sustentabilidade, não uma pecuária de sucesso, pois o sucesso é instável – Luciano Carmo (Profissional MT)

O Prêmio AgroTalento 2013 é uma iniciativa ousada do BeefPoint, que visa identificar e reconhecer os talentos da pecuária brasileira com idade de 25 a 45 anos. São essas pessoas que estão construindo hoje a pecuária do futuro, são elas que fazem a diferença no nosso setor.

O prêmio foi dividido em três etapas. Na primeira, o leitor BeefPoint preencheu um formulário onde tinha que indicar um nome para cada categoria e justificando sua escolha. Após disso, foi feita uma curadoria pelo BeefPoint, selecionando os finalistas. A terceira etapa foi uma votação aberta ao público, que se encerrou no dia 2 de dezembro. A cerimônia de entrega dos prêmios e a divulgação dos ganhadores foi na véspera do BeefSummit Brasil, no dia 9 de dezembro, no restaurante Varanda Ribeirão, no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto – SP.

Saiba mais como vai funcionar e o que é o Movimento AgroTalento:

– Prêmio para celebrar os jovens talentos da pecuária brasileira (dezembro 2013)
– Portal com muitos conteúdos focados em desenvolvimento pessoal (durante todo ano de 2014)
– Plataforma de educação online com diversos cursos e treinamentos sobre desenvolvimento pessoal, gestão, liderança e auto-conhecimento (durante todo 2014)
– Curso intensivo estilo bootcamp de 5 dias fechado para convidados agrotalentos (primeiro semestre de 2014)

Para conhecer melhor os finalistas de cada categoria, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Luciano Alves do Carmo, um dos finalistas do Prêmio AgroTalento 2013, na categoria Profissional – Mato Grosso.

Luciano Alves do Carmo se considera uma pessoa simples, que busca sempre a alegria e é apaixonado pelo que faz. Não gosta da palavra “não”, pois acredita que tudo é possível desde que se tenha foco para realizar.

Luciano é casado e tem uma filha. Ele diz que ela e sua esposa são suas maiores incentivadoras.

Luciano tem paixão pelo agronegócio, atualmente tenta diferenciar uma pecuária de sucesso com o que realmente é desejado, uma pecuária rentável e sustentável.

Luciano Carmo

BeefPoint: Qual atividade na pecuária mais te inspira?

Luciano Carmo: Sou apaixonado por recria com terminação em confinamento, mas gostei muito de trabalhar com reprodução no Pantanal, foi um grande desafio.

BeefPoint: Você poderia nos contar sobre os acertos? O que fez e deu certo em sua carreira? Qual a sua maior realização?

Luciano Carmo: O acerto foi sempre escutar mais e falar menos ao conversar com pessoas mais experientes, como meu pai e tios e outros grandes pecuaristas.

No início, achava que eu poderia mudar o mundo, mas descobri que tudo tem seu tempo.

O que deu certo foi trocar o interior de SP em 2006 e vir para o MT em busca de novos desafios e reconhecimento.

Minha maior realização é comprovar hoje, dentro do grupo que trabalho, que a pecuária é sim rentável, sendo eles grandes agricultores que têm a lavoura como sendo a única a dar resultado.

BeefPoint: Em relação ao seu histórico profissional, porque você acha que foi indicado para o Prêmio AgroTalento? Das suas realizações profissionais, o que você tem mais orgulho até agora?

Luciano Carmo: Acho que ser indicado foi um prêmio e reconhecimento dos meus parceiros e colaboradores. Acredito que fomos indicados porque fazemos uma pecuária diferenciada, com sustentabilidade e rentabilidade, nunca esquecendo do fator humano como principal personagem.

A realização foi chegar em 2006 no Mato Grosso, vindo de São Paulo com uma grande diferença em produção e volume de animais e hoje estar à frente na gerência da pecuária do Grupo Guimarães, um dos maiores projetos de parceria em confinamento, que a cada dia vem tendo resultados rentáveis, mas tenho que agradecer os amigos do MT, que me ensinaram muito do que sei na hora de negociar e a fazer conta, como Thales José Borges Fagundes (Nutrideal).

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Luciano Carmo: Acredito que foi no início, em não acreditar que a integração agricultura e pecuária seria o grande diferencial hoje dentro da pecuária e não lutar para isso na época.

O que mais deu errado foi tentar fazer uma engorda em uma região, somente acreditando na palavra do arrendatário que tinha muito capim e na realidade não tinha. Aí deu tudo errado, mas errar é humano, persistir no erro é burrice.

BeefPoint: O que você fez em 2013 que te trouxe mais resultados?

Luciano Carmo: Uma gestão focada em planejamento, liderança sempre estimulando nossos colaboradores a estarem focados como você nos negócios e cursos de aperfeiçoamento para todos os setores.

BeefPoint: O que você pretende fazer em 2014? Quais são seus planos?

Luciano Carmo: Melhorar ainda mais a gestão de pessoas, diversificar a pecuária, iniciando um ciclo na preparação de animais para entrar no confinamento. Exemplo: Rotacionado para cerca de 2.000 animais. Fazendo isso, consigo melhorar os nossos custos na entrada do confinamento, tendo uma melhorar rentabilidade final nos resultados.

BeefPoint: Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?

Luciano Carmo: Acredito que hoje estamos tendo um grande aumento de jovens, devido ao grande sucesso e informações vinculadas na mídia dos resultados que vem sendo alcançados pela agricultura e pecuária, principalmente aqui no Mato Grosso, e o principal ponto para aumentar o envolvimento de jovens deve partir principalmente dos pais, que devem ensinar o quanto a agropecuária é importante para todos e como será muito mais importante para o futuro de todo o mundo e nós brasileiros seremos o principal fornecedor de alimentos com proteína.

Pais, tirem seus filhos do computador e levem para o campo. Governo, retome as aulas práticas de agricultura nas escolas estaduais.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuarista do futuro no Brasil hoje? Quem você mais admira?

Luciano Carmo: Como exemplo de jovens pecuaristas engajados e focados em resultados sustentáveis, posso dizer alguns como Thales Fagundes, Rafael Zucato, Roberto Aguiar e Carlos Porto.

Admiro o Grupo que eu trabalho, Fazenda Chapadão, Fazenda Pirapó e Fazenda Guimarães.

BeefPoint: Qual tema você acredita que será um marco na pecuária do futuro?

Luciano Carmo: Desenvolvimento sustentável com foco no futuro.

BeefPoint: Em sua opinião, qual fazenda se destaca na pecuária hoje?

Luciano Carmo: Falar qual fazenda se destaca seria difícil, pois muitas estão fazendo uma pecuária diferenciada, então destaco todas as pecuárias.

Uma que está me chamando atenção pela gestão, sustentabilidade, diversificação e compromisso sócio ambiental, é a Fazenda Bartira.

BeefPoint: Que mensagem você deixaria para os pecuaristas?

Luciano Carmo: Amigos pecuaristas, façam uma pecuária rentável com sustentabilidade, não uma pecuária de sucesso.

Sucesso é instável (vai e volta) e queremos uma pecuária rentável e com sustentabilidade sempre.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress