Faça um levantamento financeiro do seu negócio

É muito importante você fazer um levantamento de números financeiros do seu negócio. Se você tem, por exemplo, um negócio de gado de corte, um negócio de gado de leite e um negócio de café. 
A primeiro coisa que é necessário entender é qual o fluxo de caixa consolidado de cada um desses três negócios em um período anual.Ou seja, em um determinado ano, quanto cada um dos negócios faturou e gastou. E precisa ser os números realizados, e não uma planilha de simulação.

Outro número que precisa ser levantado é quantos saques, ou seja, qual a retirada total realizada. Com isso, fica fácil de visualizar como estão indo cada um dos negócios. Deve-se, focar, então, nos negócios que estão com fluxo de caixa negativo.

Cuidado para não cometer o erro de pegar um empréstimo no banco e achar que se trata de faturamento. Mesmo que tenha entrado dinheiro, isso não é geração de caixa, mas sim, dívida e precisa ser computado separadamente.

Assim, especialmente se você estiver em uma situação endividada, faça esses levantamentos financeiros de seus negócios para poder saber onde e como agir para resolver essa situação.

Fonte: AgroTalento.


Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios


ou utilize o Facebook para comentar