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Fábio Schuler Medeiros (Angus): somente ações integradas entre os elos da cadeia da carne serão capazes de gerar mudanças

No dia 5 de abril foi realizado o Beef Summit Sul, em Porto Alegre – RS. O evento foi organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). O Beef Summit Sul reuniu nomes de sucesso do agronegócio para discutir e debater os rumos da pecuária de corte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No dia do evento, o BeefPoint homenageou as pessoas que fazem a diferença na pecuária de corte no Sul do Brasil através de um prêmio. Houve vários finalistas, em 19 categorias diferentes.

Os nomes foram indicados pelo público; em uma primeira etapa, através de um formulário divulgado pelo BeefPoint. Na segunda etapa, o público escolheu através de votação, o vencedor de cada categoria. Para conhecer melhor essas pessoas, o BeefPoint preparou uma entrevista com cada um deles.

Confira abaixo, a entrevista com Fábio Schuler Medeiros, um dos indicados ao Prêmio BeefPoint Edição Sul na categoria Profissional – marketing de carne.

Fabio

Fábio Schuler Medeiros mora em Porto Alegre – RS. Formou-se em medicina veterinária em 2000 pela UFSM, realizando posteriormente mestrado e doutorado na UFRGS na área de produção animal, sendo seu doutorado direcionado a nutrição e qualidade de carne. Atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pecuarista no interior do Rio Grande do Sul, dedicado à produção de carne de qualidade – Programa Carne Angus, desde sua criação. Em março de 2004, ingressou na Associação Brasileira de Angus, tendo atuado desde então no Programa Carne Angus Certificada, do qual é gerente nacional.

BeefPoint: Qual o maior desafio da pecuária de corte do sul do Brasil hoje?

Fábio Schuler Medeiros: Os estados da região sul produzem carne diferenciada dos demais pela preponderância das raças taurinas, em especial as britânicas, como o Angus. Esta região possui uma história de criação de gado que remonta ao século XVIII e padrões culturais que podem facilmente ser utilizados para contar a história deste produto, sua ligação com a cultura, formação da sociedade, geografia, etc.

Este produto diferenciado, produzido principalmente a pasto, possui também características qualitativas e nutricionais que o igualam aos melhores cortes produzidos na Argentina e Uruguai. Precisamos elevar a carne produzida nesta região ao mesmo patamar destes concorrentes – em termos de reconhecimento e visibilidade – que hoje ainda fornecem quantidades importantes de carne aos melhores restaurantes do país.

BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro no sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Fábio Schuler Medeiros: Temos vários cases interessantes na região sul. Poderia citar vários criadores do RS que trabalham em sistema de integração lavoura-pecuária, como Joaquim Mello, José Azhaury Macedo Linhares, entre outros tantos.

Poderia citar também verdadeiros especialistas em terminação de animais de alta qualidade a pasto, como Fernando Beber, entre tantos outros. Vejo, entretanto, no case dos produtores da CooperAliança, no Paraná, alguns pontos fundamentais como a padronização de sistemas de produção, qualidade e planejamento como verdadeiros diferenciais da pecuária do futuro.

Na indústria, fica minha admiração pelo excelente trabalho comercial realizado pelo Frigorífico Silva, que, apesar de pequeno, tornou-se referência nacional em marcas de carne de qualidade.

BeefPoint: Como podemos vender a carne do sul do Brasil de forma diferente e especial, em outras regiões do Brasil e no exterior?

Fábio Schuler Medeiros: A carne desta região é diferenciada. O South Brazilian Beef precisa ser articulado como uma indicação de procedência, com características qualitativas definidas (idade, acabamento, peso de carcaça) e dentro deste guarda chuva podemos posicionar os demais projetos (Angus, Hereford, etc)…

Mas nada disso fará sentido aos consumidores do Brasil e do Exterior se não informarmos os diferenciais destes produtos. Para isso, precisamos remeter à cultura do churrasco, aos diferenciais de produção, ao gaúcho, às raças europeias, à história das charqueadas e do gado nos estados da região sul, que Uruguai e Argentina fazem muito bem.

BeefPoint: Qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovação?

Fábio Schuler Medeiros: A comunicação e acesso a informações é fundamental no meio rural como base para tomada de decisões. Vejo que nos últimos anos avançamos muito nesta área com sites de internet focados no agronegócio cada vez melhores. Precisamos avançar ainda mais. Estamos na era da comunicação e informação. Hoje, em todos os setores, informação em tempo real, de qualidade, é imprescindível.

BeefPoint: O que o setor poderia / deveria fazer para aumentar sua competitividade no sul do Brasil?

Fábio Schuler Medeiros: A união e representação do setor precisam ser melhoradas para que ganhemos competitividade na pecuária do Brasil como um todo. Uma entidade que congregue todos os elos da cadeia da carne, a exemplo do INAC, do Uruguai, é de fundamental importância para que avancemos de forma alinhada, produtores, indústria e varejo.

BeefPoint: O que você implementou de diferente na sua atividade em 2012?

Fábio Schuler Medeiros: No ano de 2012 criamos vários novos projetos dentro do Programa Carne Angus que em breve estarão sendo divulgados a todos. Algumas realizações como a consolidação de nosso projeto conjunto Angus, Marfrig e McDonald’s; a criação do conceito de Varejos 100% Angus; a primeira parceria do Programa com uma cooperativa de produtores, etc.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Fábio Schuler Medeiros: Investi mais no relacionamento e contato direto com pecuaristas, varejistas, industriais e técnicos relacionados ao agronegócio de todo o Brasil. Todas as pessoas têm algo a colaborar no nosso trabalho. As sugestões e críticas que recebemos nestes contatos são fantásticas e nos fazem reforçar o que está dando certo, corrigir o que pode ser melhor e, principalmente, ajudam a criar novidades.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E porquê?

Fábio Schuler Medeiros: Buscar novos conhecimentos que possam ser agregados ao Agronegócio e ampliar as ações de benchmark e comunicação com os distintos elos da cadeia. Existe muita coisa legal por aí que devemos entender, adaptar e usar como base para criarmos novas ideias, projetos, etc…

BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?

Fábio Schuler Medeiros: Somente ações integradas entre os elos da cadeia da carne serão capazes de gerar mudanças. Foi-se o tempo que produtor e indústria podiam se dar ao luxo de não trabalharem de forma integrada, coesa, consolidada. O mercado globalizado é competitivo, precisamos buscar soluções para toda a cadeia da carne e não de forma dissociada para segmentos específicos.

BeefPoint: Qual sua mensagem para a industria frigorífica e varejo?

Fábio Schuler Medeiros: Agregar valor à produção, diferenciar produtos e processos e trabalhar de forma integrada, levando ao elo produtor rural as informações sobre o que e como produzir para que se possa atingir os objetivos propostos acima, e, principalmente, direcionar as tendências do mercado. Precisamos trabalhar de forma integrada. Cadeia Produtiva!

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2 Comments

  1. Fernando Costabeber disse:

    Excelente entrevista, Fábio
    Não é sem razão que diriges o mais importante programa programa de carnes de qualidade do Brasil.

  2. Eduardo Fehn Teixeria disse:

    Fábio Medeiros tem formação, dedicação e comprometimento com que faz. Está presente em tudo que acontece de importante na cadeia da carne. E seu trabalho aproxima produtores de técnicos e indústrias, o que é findamental ao aperfeiçoamento dos métodos rumo à produção de carme de qualidade.

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