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Exportadores de wagyu do Japão miram mercado australiano

Os produtores de wagyu do Japão estão penetrando no mercado australiano após à remoção de uma proibição de importação de carne bovina japonesa em maio, mas as vendas podem ser limitadas ao mercado de alta qualidade.

A proibição estava em vigor há 17 anos, devido a surtos de encefalopatia espongiforme bovina (BSE) ou “doença da vaca louca” no Japão. No período intermediário, o mercado de wagyu produzido na Austrália cresceu muito.

Segundo Matthew McDonagh, diretor executivo da Associação Australiana de Wagyu (AWA), cerca de 80% do wagyu australiano é produzido a partir de touros de wagyu de sangue total (que têm 100% de genética japonesa) cruzados com fêmeas Angus de alta qualidade. Isso resulta em um cruzamento genético de 50% de wagyu. Apenas os 20% restantes do wagyu australiano são de sangue puro, com 100% de genética japonesa.

Agora, os produtores japoneses estão promovendo as características do wagyu japonês de marmoreio de alto nível e textura que derrete na boca, para estimular as vendas.

Kenichiro Kudo, representante do Conselho de Promoção de Exportações de Produtos Pecuária do Japão, está trabalhando com hotéis e restaurantes de alto nível para ajudá-los a “reconhecer o grande sabor e a singularidade do wagyu japonês”.

A empresa planeja utilizar os canais de distribuição atualmente sendo usados para a importação de 300.000 toneladas de carne bovina australiana para o Japão anualmente para a exportação de carne bovina japonesa para a Austrália.

Yuki Kamamatsu, membro do secretariado do mercado de promoção de exportações Omi wagyu – uma das três principais marcas de wagyu do Japão – também disse que seu principal alvo era o mercado de alta qualidade da Austrália devido ao custo.

As expectativas são altas para as vendas, segundo Kazuhiro Tanaka, diretor de cooperação econômica internacional para pecuária da prefeitura de Kagoshima, na ilha de Kyushu, no sul do Japão.

“Os distribuidores de carne na Austrália que provaram o wagyu da Província de Kagoshima relataram que é ‘totalmente diferente do wagyu produzido na Austrália’ e que ‘nunca antes provaram um wagyu tão delicioso’”, argumentou ele.

Juntamente com a promoção da qualidade do wagyu japonês, a prefeitura está tentando educar os compradores e consumidores australianos sobre pratos japoneses como yakiniku (churrasco de estilo japonês) e shabu-shabu (hot pot de carne e vegetais) com o objetivo de mostrar que eles são melhor apreciado com wagyu japonês.

Como apenas 10% do wagyu australiano é consumido domesticamente devido ao seu alto custo, McDonagh, da AWA, disse que havia espaço no mercado australiano para os produtores japoneses de wagyu competirem com o wagyu australiano em “açougues butiques ou restaurantes sofisticados”, mas o movimento foi positivo.

“O impacto de longo prazo do levantamento da proibição será um reconhecimento melhorado do wagyu como carne de luxo na Austrália, com o produto japonês atraindo potencialmente mais consumidores australianos para experimentar o wagyu”, acrescentou.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzido e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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