JBS Embalagens Metálicas investe R$ 13 milhões para modernizar unidade de Lins (SP)
11 de março de 2020
Exportações australianas de carne bovina cairão 20% em 2020
11 de março de 2020

Exportadores de carne bovina do Mato Grosso avançam no mercado russo

Em seu boletim pecuário mais recente, o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) destaca o atual avanço das importações russas de carne bovina produzida no Mato Grosso, e, ao mesmo tempo, a queda brusca nos embarques locais direcionados ao mercado do Irã.

Em fevereiro, a indústria de carne bovina do MT exportou 2,36 mil toneladas equivalente-carcaça à Rússia, o que significou elevação de 474% em relação ao volume registrado em igual mês de 2019. Esse aumento é bastante importante, pois mostra que os exportadores do País estão conseguindo, aos poucos, recuperar parte dos clientes na Rússia, depois que o país reabriu o seu mercado, no final de 2018, após um longo período de embargo (desde novembro de 2017).

Em contrapartida, as vendas de carne bovina mato-grossense para o Irã caíram 86% no segundo mês do ano, ante fevereiro do ano passado, para 640 toneladas equivalente-carcaça. Em 2019, o Irã era o terceiro maior cliente do Estado, ficando atrás somente do Egito e da China, recorda o Imea.

Por sua vez, os importadores chineses, os principais clientes dos frigoríficos do MT, elevaram em 91,5% as compras em fevereiro, para 16,68 mil toneladas equivalente-carcaça, na comparação com a quantidade registrada em fevereiro de 2019. Considerando todos os países compradores, o Mato grosso exportou 32,92 mil toneladas equivalente-carcaça no segundo mês do ano, com elevação de 7,5% sobre o volume computado em igual mês do ano passado.

Fonte: DBO.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress