Kantar: relatório sobre o Covid-19 e os impactos no Brasil e no mundo
23 de março de 2020
Humores e ações, por Seth Godin
23 de março de 2020

Exportações de carne devem bater recorde em 2020 e crescer 10%, diz banco

Mesmo diante das quedas no volume de exportação de carne bovina nos dois primeiros meses do ano, em função do coronavírus, o banco holandês Rabobank projeta que as exportações brasileiras devem bater novo recorde em 2020, com elevação de 10,6% do volume, para 2 milhões de toneladas. No ano passado, o Brasil embarcou 1,8 milhão de toneladas de carne bovina.

Em dezembro, a perspectiva do banco era ainda mais otimista e chegava a 2,4 milhões de toneladas.

Em janeiro, a redução mensal foi de 22% ante dezembro, para 117 mil toneladas, porém ante ao mesmo mês do ano passado houve um aumento de 14%. Já em fevereiro, as exportações de carne bovina caíram 5,5% comparação com janeiro e 4,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, de 115,4 mil toneladas.

“Informações recentes de que o número de novos caso na China estão diminuindo, indicam que o controle do vírus está próximo e os embarques devem retomar com mais força nas próximas semanas”, informou o banco no relatório.

Já a produção deve o aumentar em torno de 3,5% no ano, para 10,4 milhões de toneladas.

Para o Rabobank, as perspectivas do mercado brasileiro para carne bovina são positivas tanto para o mercado externo quanto para o doméstico.

“Os níveis de demanda acima da oferta devem manter os preços em níveis altos durante este ano, o que mantém a atratividade da produção”, afirmou o banco.

“No entanto, é importante estar ciente da situação da peste suína africana e do coronavírus no mundo, especialmente no Brasil. O avanço acelerado de novos casos do coronavírus pode impactar negativamente na oferta nacional e, na hipótese de um agravamento ainda maior no número de casos, causar a interrupção de alguns fluxos comerciais”.

Fonte: Valor Investe.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress