RS tem desafio de avançar no controle da brucelose
11 de março de 2019
Exportadores britânicos de carne de olho no mercado japonês
11 de março de 2019

Exportações de carne bovina dos EUA atingem novo pico em 2018

As exportações de carne bovina dos EUA em 2018 superaram os recordes de valor e volume estabelecidos há um ano,  segundo estatísticas da USDAF (USMEF).

A forte demanda da Coreia do Sul, Japão, Taiwan e região da ASEAN impulsionou as exportações de carne bovina, que aumentaram em 7%, para 1,35 milhão de toneladas a partir de 2017. O valor das exportações subiu 15%, para US $ 8,33 bilhões.

“Pode não ter havido uma maior história de sucesso comercial em 2018 do que as exportações de carne bovina dos EUA para a Coreia”, disse Dan Halstrom, CEO da USMEF, em um comunicado. “Menos de uma década após o fim dos protestos de rua que se opunham à reabertura deste mercado, os coreanos agora consomem mais carne bovina per capita dos EUA do que qualquer destino internacional”.

A Coreia gerou metade do aumento de US $ 1 bilhão em exportações de carne bovina, auxiliado pelo financiamento promocional do USDA e pelas tarifas de importação mais baixas sob o Acordo de Livre Comércio Coreia-EUA(KORUS), disse a USMEF. As exportações para a Coreia cresceram 30% em relação ao ano anterior em volume, para 239.676 toneladas, e aumentaram em 43% em valor, para US $ 1,75 bilhão.

As exportações para o principal mercado, o Japão subiram 7%, para 330.217 toneladas e 10% em valor, para US $ 2,08 bilhões. A USMEF alertou que a posição dos Estados Unidos como o maior fornecedor de carne bovina do Japão é tênue devido à ampliação da diferença tarifária entre a carne bovina dos Estados Unidos e seus principais concorrentes, que garantiam alívio tarifário sob o Acordo Global e Progressivo para Parceria Trans-Pacífico.

As exportações de carne bovina para a China/Hong Kong abrandaram em novembro e dezembro, encerrando o ano com queda de 3% em volume, para 130.129 toneladas. A China reabriu para a carne bovina dos Estados Unidos em junho de 2017, depois de uma ausência de 13 anos, mas a carne bovina dos EUA foi fortemente prejudicada pelo imposto retaliatório de 25% imposto pela China no ano passado, elevando a tarifa total da carne bovina dos Estados Unidos para 37%, disse a USMEF.

No total, as exportações de carne bovina representaram 13,5 por cento da produção total de carne em 2018 e 11,1 por cento para os cortes musculares, ambos a partir de 2017.

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress