Atacado –05-11-2015
6 de novembro de 2015
Governo de MS cria grupo para reestruturar o programa de incentivo fiscal ao Novilho Precoce
6 de novembro de 2015

Exportações de boi vivo poderão ser taxadas no Pará

A Companhia Docas do Pará (CDP) pretende tornar permanente a cobrança de R$ 5,00 por tonelada de boi vivo embarcado no porto de Vila do Conde, no município paraense de Barcarena. A ideia é que o dinheiro seja destinado à formação de um fundo emergencial, que poderia ser utilizado apenas no caso de acidente envolvendo os animais, como o ocorrido no mês passado com 5 mil bois que pertenciam à Minerva Foods.

Segundo o presidente da CDP, Parsifal Pontes, o dinheiro será recolhido junto aos exportadores de bois vivos assim que as operações com animais forem retomadas. Por ora, no entanto, a cobrança será em caráter temporário, visando a remoção daembarcação e dos animais, o que deve ser finalizado até fevereiro. Para torná-la permanente, a medida precisa ser aprovada pela Secretaria de Portos e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Em nota publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), os exportadores de bois vivos passam a ser obrigados a pagar a tarifa como compensação pelo dano ocorrido com a embarcação libanesa, que afundou em Vila do Conde e provocou estragos ambientais e sociais aos munícipes de Barcarena.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Antonio Zani disse:

    Acredito não ser legal a taxação da exportação do boi vivo. Os produtos da Vale vão ser taxado devido o dano ambiental causado no Rio Doce? Vc não pode onerar a exportação alegando uma exceção ocorrido no Pará…

plugins premium WordPress