Atacado – 18/08/08
18 de agosto de 2008
Nelore Brasil: Etapa do Circuito Boi Verde, de Bataguassu/MS, revela alto nível dos animais (Vídeo)
20 de agosto de 2008

Expogenética: provas zootécnicas, DEPs e avaliações visuais fazem parte do PMGZ

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), conduzido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi apresentado na tarde de ontem (18/08) aos participantes da 1ª ExpoGenética, que acontece em Uberaba, durante toda essa semana. Antes de apresentar a metodologia do programa, o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, mostrou a cronologia da entrada dos zebuínos no Brasil e a evolução das raças em todo território nacional, comprovando o valor adaptativo do zebu em solo brasileiro. "Existe uma coincidência geoclimática entre o Brasil e a Índia. Isso permitiu que a genética zebuína se multiplicasse em nosso país com velocidade e eficiência", lembrou Josahkian.

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), conduzido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi apresentado na tarde de ontem (18/08) aos participantes da 1ª ExpoGenética, que acontece em Uberaba, durante toda essa semana. Antes de apresentar a metodologia do programa, o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, mostrou a cronologia da entrada dos zebuínos no Brasil e a evolução das raças em todo território nacional, comprovando o valor adaptativo do zebu em solo brasileiro. “Existe uma coincidência geoclimática entre o Brasil e a Índia. Isso permitiu que a genética zebuína se multiplicasse em nosso país com velocidade e eficiência”, lembrou Josahkian.

O superintendente da ABCZ lembrou ainda que por se tratar de um programa conduzido por uma associação, o PMGZ tem a proposta de ser modular e democrático, ou seja, que permita aos diversos tipos de criadores associados que estes possam utilizar as ferramentas do programa em suas propriedades para o aprimoramento genético do rebanho. Neste sentido, o programa tenta demonstrar ao pecuarista a importância de selecionar o animal como um conjunto e não com base em determinada característica, como peso ou tamanho.

Durante a palestra foram apresentados números referentes às provas zootécnicas que compõem o PMGZ, entre elas as Provas de Ganho em Peso e o Controle de Desenvolvimento Ponderal. Com o desenvolvimento do melhoramento genético, outras ferramentas foram incorporadas ao processo, como a avaliação visual dos animais, através do método EPMURAS e a medida da circunferência escrotal.

As avaliações genéticas do PMGZ são feitas em parceria com a Embrapa, unidade Gado de Corte. Para Josahkian, o momento atual das avaliações genéticas é de definir as características mais importantes para serem incluídas nos programas de melhoramento, uma vez que o Brasil já é detentor de tecnologia no setor pecuário. Em seguida, ele apresentou dados referentes ao Sumário de Touros ABCZ/Embrapa 2008, que conta com um total de 43.740 touros avaliados. “O nosso sistema de produção precisa ser sustentável, por isso devemos resgatar o valor adaptativo do zebu. Temos que nos preocupar com a origem certificadora do produto, o valor ambiental, econômico, etc”, finalizou.

Dinâmica de pista

Logo após a apresentação de Luiz Antonio Josahkian, os participantes assistiram a uma apresentação conceitual e prática sobre a importância das DEPs (Diferenças Esperadas de Progênie) no processo do melhoramento genético, apresentada pelo superintendente de Melhoramento Genético da associação, Carlos Henrique Cavallari Machado. A partir da demonstração e comparação de animais, Machado salientou a importância das DEPs como um mecanismo de auxílio na seleção.

Além da utilização destas, o superintendente da ABCZ reafirmou a importância da junção das DEPs e do “olho humano” (avaliação visual dos animais) no processo de seleção dos zebuínos “Embora as avaliações genéticas sejam fundamentais, sozinhas elas não bastam. A proposta do PMGZ é utilizar o talento dos técnicos da associação para visualizar as características importantes e assim ajudar os criadores no processo seletivo”, esclareceu Machado.

Logo após o final da apresentação, houve a realização de uma mesa-redonda com a participação de Luiz Antonio Josahkian, Carlos Henrique Cavallari Machado e da gerente de Provas Zootécnicas da ABCZ, Enilice Cadetti Garbellini.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress