Exportações australianas de carne bovina ao sul da Ásia diminuíram em 2003
9 de fevereiro de 2004
Carne bovina: US$110 milhões exportados em janeiro
11 de fevereiro de 2004

Experimentos buscam produzir carnes com Ômega-3

Cientistas norte-americanos conseguiram realizar um feito de engenharia genética que, teoricamente, poderá levar à produção de carnes ricas em Ômega-3. Cientistas inseriram genes de minhoca em ratos, o que fez com que os roedores produzissem quantidades significantes de ácidos graxos do tipo Ômega-3, substância benéfica ao coração, normalmente encontrada em óleo de salmão ou outros peixes. Os pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, estão agora tentando criar galinhas manipuladas geneticamente visando a produção de ovos com Ômega-3. Segundo eles, o próximo passo será a transferência do gene para os outros animais visando a produção de carne e leite ricos em Ômega-3.

Os detalhes do experimento com ratos foram publicados na revista Nature. “Será um pouco mais difícil com bovinos e suínos”, disse o autor sênior do estudo, Jing Kang. “De forma geral, o processo seria muito similar e eu acho que os resultados seriam os mesmos”.

Acredita-se que os ácidos graxos Ômega-3 previnem doenças cardíacas ajudando na redução da inflamação envolvida no endurecimento das paredes arteriais. Eles também podem reduzir a pressão sangüínea e regular quimicamente os impulsos elétricos do ritmo cardíaco.

Os Ômega-3s também são importantes para o desenvolvimento do cérebro e podem reduzir os riscos da doença de Alzheimer (neurodegenerativa, progressiva e fatal). A Associação Americana do Coração recomenda duas ou mais porções por semana de peixes, particularmente os ricos em ácidos graxos, como salmão e truta, que são naturalmente ricos em Ômega-3s.

Os pesquisadores que não participaram dos experimentos questionam se os produtos lácteos e as carnes ricos em Ômega-3 oriundos desta pesquisa poderão ser vendidos brevemente em supermercados, mesmo se o experimento seja bem sucedido. Isso porque rebanhos geneticamente modificados sofrerão uma regulamentação significante, além de dificuldades com os consumidores.

Fonte: The Seattle Times (por Joseph B. Verrengia), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress