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Expedição Carne: uma viagem pela pecuária do futuro

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Esse é um artigo que tive o prazer de publicar na revista Dinheiro Rural em 2013, que conta sobre uma viagem para ver o que existe de melhor em comércio de carne bovina de alta qualidade nos EUA, que fiz com Roberto Barcellos. Nesse sábado, 31-maio, embarcamos com um grupo de mais de 30 pecuaristas para conhecer o melhor da pecuária do Texas. E no segundo semestre estamos planejando uma outra viagem, nos moldes da “Expedição Carne” aberta ao público com uma semana de duração.
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Depois de participar do Simpósio Internacional da Alltech, em Lexington, KY, EUA, segui para uma outra viagem: a Expedição Carne. O objetivo era conhecer como os melhores lugares dos EUA vendiam carne de alta qualidade. Meu companheiro de viagem, Roberto Barcellos, não poderia ser melhor: grande amigo, divertido e além de tudo um dos maiores especialistas brasileiros em produção e mercado de carne de alta qualidade. Roberto é responsável por 10 marcas de carne no Brasil e trabalha nessa área há 15 anos.

Não poderia estar embarcando em aventura mais divertida. Sou um apaixonado pela pecuária, pela carne bovina, por um bom churrasco. Meu trabalho no BeefPoint é exatamente esse: descobrir, conhecer e divulgar o trabalho dos pioneiros e inovadores da nossa pecuária – aqueles que fazem hoje a pecuária do futuro. E qualidade de carne, agregação de valor e marcas são dos temas que considero entre os mais importantes para o avanço e melhoria da pecuária de corte.

Chegamos em Denver, no Colorado, a noite, e fomos direto para uma das melhores churrascarias da cidade, a Elway’s.

Pedimos contra-filé com osso e porterhouse. Mal passado, como os bons apreciadores de carne gostam. Atendimento, ambiente, e principalmente a carne: perfeitos. Aprendi um outro detalhe dos EUA: em steakhouses de alto padrão você pode escolher lagosta para acompanhar seu bife. O termo que eles usam para descrever a opção é divertido: “all steaks can surf”, ou “todos os steaks podem surfar”.

Na dois dias seguintes, tínhamos uma série de reuniões de aprendizado e preparação para a viagem técnica que o BeefPoint estava organizando para conhecer a pecuária de corte do Colorado em outubro-2013. Fomos no USMEF, a entidade que promove as exportações de carne bovina e suína dos EUA. Conhecemos um pouco sobre os planos da “Abiec americana”, sua estratégia e foco em aumentar o valor da carcaça norte-americana, gerando demanda para cada um dos cortes e subprodutos e também garantindo acesso aos mais diversos mercados.

Também fomos na NCBA, a associação de criadores de gado de corte dos EUA, que tem uma sede enorme e faz um trabalho importantíssimo de defesa dos produtores, e de promoção da carne. Eles são os responsáveis pela campanha mundialmente famosa “Beef: it’s what’s for dinner”, que promove as vantagens nutricionais da carne bovina e também o prazer que é comer uma boa carne. Conversamos com Forrest Roberts, CEO da entidade, que confirmou sua vinda para palestrar no Beef Summit Brasil, evento que estamos organizando em dezembro, na cidade de Ribeirão Preto.

Numa quinta-feira a tarde, visitamos 8 supermercados na cidade do Colorado. Do mais simples que vende preço aos mais requintados como Whole Foods, Sprouts e também delicatessens e boutiques de carne.

No Safeway, uma das maiores redes de varejo dos EUA, vimos a marca “Rancher’s Reserve” ou “Reserva do Pecuarista”, que é uma parceria varejo-frigorífico-confinamento e é considerada a marca de carne de propriedade de um frigorífico mais bem sucedida dos EUA. A marca mais famosa dos EUA é a Certified Angus Beef, que é de propriedade da associação de criadores de Angus.

No Whole Foods, que é a maior rede de supermercados de alto luxo e produtos especiais dos EUA, percebe-se que uma das frentes de diferenciação da carne nos EUA é a volta ao “artesanal”. Eles dão um destaque grande a certificação “natural”, que é carne produzida sem implantes e promotores de crescimento. Também destacam o bem-estar animal.

Conhecemos a Marczyks, uma boutique de alimentos especiais, com grande destaque a carne bovina, um açougue completo dentro da loja, e uma câmara de maturação dry-aged, que é o suprasumo da maciez e sabor da carne nos EUA.

Ainda fomos no supermercado Sprouts, que simula uma feira, uma venda de produtores. Lá ficou marcante que a produção, que o que é feito dentro de uma fazenda é cada vez mais valorizado. O que você faz dentro da sua fazenda será cada vez mais um diferencial. Se for um motivo de orgulho, você tem uma grande vantagem. Mas se te faz passar vergonha, é melhor buscar melhorias o quanto antes. A agregação de valor da carne vai passar pela valorização do trabalho do produtor que é especial.

Em Nova Iorque, passamos dois dias, numa incansável andança. Além dos inúmeros taxis que pegamos, andamos (a pé mesmo) mais de 39 km em dois dias, marcados pelo meu marca-passos Up, conectado ao meu celular.

Na nossa avaliação, a melhor hamburgueria de NY é o Burger Joint, uma espelunca dentro do hotel Meridien. Uma prova de que dá para fazer um negócio de muito sucesso, famoso, com personalidade e glamour, sem ser requintado. Uma aula de como se pode pensar diferente.

Comemos também a melhor carne da viagem, e na que é considerada a melhor steakhouse de NYC: Peter Luger. Pedimos um grande steak porterhouse para dois, que tinha incríveis maciez e sabor. E servido de uma forma muito simples: a mesa não tinha nem toalha.

Além da comilança, que nossos amigos ficaram com muita inveja nos acompanhando por twitter, facebook e instagram, fomos a 12 pontos de venda na cidade. Novamente uma aula de agregação de valor e venda de qualidade.

Um dos destaques eram as raças: desde o magro Piemontês, de origem italiana, passando pelo Angus, em diversas lojas e redes, chegando até o Wagyu. Visitamos inclusive um açougue de japoneses que só vendia kobe beef, numa decoração e visual únicos.

Todas as lojas especiais tentam criar um ambiente, uma atmosfera diferente e especial. Estão vendendo luxo para quem quer aprender e para quem já conhece qualidade.

Fica uma lição muito boa: estamos no caminho certo de valorizar a produção, o produtor. Há uma grande oportunidade para o produtor vender sua qualidade direto para o consumidor. Há também uma grande oportunidade para varejo e frigoríficos investirem nesse nicho de mercado que busca qualidade. Voltei muito animado ao ver que quem está trabalhando agregação de valor no Brasil, está no caminho certo.

Veja algumas fotos da nossa viagem “Expedição Carne” 2013 e se tiver interesse em fazer um pré-cadastro para quando lançarmos a expedição carne 2014, em outubro-novembro, se cadastre nesse link.

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2 Comments

  1. Aleri João Panazzolo disse:

    Parabéns,
    Miguel e Roberto.
    Por podermos ver através dos seus olhos.
    Tudo isso que a Pecuária de Corte tem de lindo.

    Muito obrigado por nos indicar o caminho.

    Att.

    Aleri João Panazzolo

  2. Andre disse:

    Lembra q falamos deste tour

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