Descoberto foco de aftosa na Colômbia
12 de agosto de 2004
Brasil aposta na exportação de biotecnologia
16 de agosto de 2004

Exames descartam foco de febre aftosa no Paraguai

O Serviço Nacional de Saúde Animal do Paraguai (Senacsa), passou por mais um susto em relação à febre aftosa. A suspeita envolvia o departamento de Canindeyú, mas exames laboratoriais descartaram a presença da doença, conforme publicou o jornal ABC Color, do Paraguai.

Segundo o responsável pelo Senacsa, Hugo Corrales, os animais estariam infectados pela doença rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), cujas lesões apresentadas se assemelham às da febre aftosa.

Os exames foram feitos com base em 12 amostras de sangue. Apesar disso, os técnicos permanecem vigilantes no local. O país espera recuperar a condição de livre de febre aftosa no ano que vem.

A suspeita deixou em alerta a Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Desde o início da semana, está sendo realizada a vacinação e também sorologia do gado nos municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas. A partir da semana que vem, segundo o gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Animal, Osvaldo Pereira Dias, a equipe do Programa Sanidade (Prosa), também vai iniciar a vacinação contra a tuberculose e brucelose.

Dias explica que a Iagro precisa de um diagnóstico preciso, indicando se a doença do gado paraguaio é febre aftosa ou não. Para isso é necessária coleta de material dos bovinos infectados, para proceder aos exames. “Esses exames devem ser feitos pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa. Em 24 horas, sai o resultado. A notícia que temos é que foram feitas 12 coletas de material para exame e dez delas deram positivo para IBR. Eles negam que haja aftosa”, enfatiza Dias.

O Chile habilitou cinco frigoríficos paraguaios a exportar carne para o Chile, após avaliações técnicas realizadas no final do mês passado.

Fonte: Jornal ABC Color, Campo Grande News (por Fernanda Mathias) e Correio do Estado (por Vera Halfen), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress