Sem China, exportação de carne bovina caiu 43% em outubro
8 de novembro de 2021
Banrisul, Embrapa e CCGL lançam iniciativa voltada à melhora da qualidade dos solos do RS
9 de novembro de 2021

Evite consequências indesejadas da deficiência mineral

Não espere pelo desastre do trem.

Isso foi o que Kelsey Harvey disse aos fazendeiros reunidos no North Mississippi Beef Expo enquanto destacava a importância da nutrição mineral e da suplementação para a saúde do rebanho e as taxas de reprodução. Harvey, professora assistente do Departamento de Ciências Animal e Leiteira da Universidade Estadual do Mississippi, disse que as necessidades de minerais para o gado às vezes são mal compreendidas e frequentemente ignoradas. Isto é, até que um produtor observe um daqueles desastres de trem em sua fazenda, como baixas taxas de prenhez, baixo ganho de bezerros e aumento da mortalidade.

“Se você não estiver tratando da nutrição mineral antes de uma dessas catástrofes ocorrer, vai demorar muito para restaurar a saúde do rebanho”, disse Harvey. “Garantir uma nutrição mineral adequada desde o início terá impactos de longo prazo. Conheça os requisitos. Conheça o conteúdo mineral dos alimentos e complemente o que for necessário.”

Harvey enfatizou que as deficiências minerais geralmente começam durante a gestação. Isso pode criar consequências não intencionais de longo prazo para as operações de gado de corte – particularmente aquelas que mantêm novilhas de reposição. A pesquisa mostrou que o estado nutricional materno durante a prenhez afeta a produtividade ao longo da vida dos bezerros, impactando as reservas ovarianas. A vaca deficiente em minerais de hoje pode afetar as taxas de prenhez do rebanho nos próximos anos.

Minerais

Minerais como cobre, zinco, selênio, iodo e manganês estão presentes em quantidades mínimas na dieta de uma vaca, mas podem ser tão importantes quanto macrominerais, como cálcio ou fósforo.

“Um equívoco é que não há problema em ser deficiente em um ou dois minerais se o restante dos minerais essenciais estiverem em fornecimento adequado, mas isso simplesmente não é verdade”, disse Harvey. Ela usou a analogia do “buraco no balde” para explicar como uma deficiência em uma parte afeta todo o resultado.

“Os minerais interagem entre si e os minerais traço afetam a ingestão e absorção de outros minerais pelo gado. Cada mineral é vital”, disse ela.

Harvey disse que o selênio é o mineral-traço mais deficiente nas dietas para gado baseadas em forragem no Mississippi. Os sinais de deficiência de selênio incluem retenção de placenta, infecções uterinas e fertilidade reduzida. Bezerros nascidos com deficiência de selênio podem demorar para ficar de pé e mamar. Como acontece com todos os minerais, o consumo de selênio em excesso apresenta efeitos tóxicos, mas a deficiência é muito mais prevalente. No entanto, Harvey acrescentou que não há evidências de que as necessidades de selênio devam exceder 0,3 ppm de ingestão de matéria seca.

Suplementação durante a gestação

No início deste ano, Harvey publicou um artigo sobre a suplementação de minerais-traço para vacas em gestação na revista científica Animals. Sua investigação descobriu que a suplementação de vacas de corte com fontes de compostos orgânicos de cobalto, cobre, manganês e zinco melhorou a passagem de zinco e cobre para os tecidos fetais e resultou em efeitos ao longo da vida na saúde e produtividade da prole. Por exemplo, novilhas nascidas de vacas recebendo suplementos de minerais traço atingem a puberdade mais rápido.

Outra razão para a suplementação durante a gestação – os bezerros precisam de uma reserva corporal maior do que os adultos.

“Os bezerros estão perdendo minerais no minuto em que atingem o solo”, disse Harvey. “E nos primeiros dias em que a dieta é composta principalmente de leite, esses minerais não estão sendo repostos. Se a mãe é deficiente durante a gravidez, o bezerro recebe ainda menos e começa sua vida com nutrientes insuficientes.”

Métodos de suplementação mineral

Suplementos à base de sal de livre escolha são o método mais comum de suplementação, e Harvey disse que eles são eficazes na maioria das situações de pastejo. Ela adverte que os produtores prestam atenção às flutuações nos desejos do rebanho por sal, que tendem a diminuir nos meses de inverno e primavera – um período em que a necessidade de minerais pode ser maior.

“Oferecer suplementos de proteína e energia que são fortificados com minerais é uma excelente maneira de fornecer oligoelementos ao gado quando a qualidade e a quantidade da forragem estão abaixo do ideal”, disse Harvey. “Normalmente há menos variação em comparação com suplementos de mistura mineral solta, mas deve-se prestar atenção ao domínio do animal e ao espaço do cocho durante a alimentação.”

“As injeções de minerais residuais são uma maneira conveniente de atender às necessidades de minerais, mas não devem substituir os programas de suplementação tradicionais”, disse Harvey. “As injeções devem ser usadas como uma ferramenta para melhorar o estado mineral do gado antes de eventos desafiadores, como parto, desmame ou reprodução.”

A aplicação de oligoelementos como fertilizantes às plantas ou como corretivos do solo é um novo avanço. O processo conhecido como biofortificação tem se mostrado promissor, principalmente no tratamento das deficiências de selênio, de acordo com Harvey, mas as pesquisas são limitadas.

Teste de forragem

O teste de forragem pode ser uma ferramenta útil para maximizar a produção animal e minimizar os custos associados à suplementação mineral. Harvey disse que os testes de forragem podem ser particularmente importantes neste ano, já que os produtores renunciam à fertilização de pastagens devido ao aumento dos preços dos fertilizantes.

“Quaisquer mudanças que você fizer nas práticas de manejo podem causar mudanças no conteúdo mineral de suas forragens”, disse Harvey. “Um teste de forragem é uma boa maneira de avaliar o conteúdo mineral de sua forragem, para que você possa complementar o que é necessário e somente o que é necessário.”

Fonte: BEEF Magazine, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress