Argentina define um plano para exportar carnes
9 de abril de 2002
Detectadas deficiências na aplicação de medidas contra a EEB na França
11 de abril de 2002

Europeus avaliam sistema brasileiro de prevenção a doenças animais

Uma missão técnica da União Européia (UE) chega hoje (10/04) ao País para fazer uma avaliação do serviço brasileiro de vigilância sanitária em relação às encefalopatias espongiformes transmissíveis (EET), ou seja, doenças que afetam o sistema nervoso dos animais. Como a conhecida doença da “vaca louca”.

É a primeira missão desde que o Brasil implantou seu programa de rastreabilidade bovina, uma exigência européia. A finalidade é avaliar se os procedimentos adotados pelo Brasil estão de acordo com as normas praticadas pela UE nos programas de prevenção dessas doenças. O bloco econômico respondeu, em 2001, por 46% das exportações brasileiras de carne bovina, que totalizaram US$ 1 bilhão. O Brasil é considerado pela comunidade internacional como de risco desprezível em relação à doença. Isso porque o rebanho brasileiro é alimentado a base de pasto, não sendo usada ração animal no regime de engorda.

“São visitas de rotina para checar se estamos realizando as políticas sanitárias propostas”, afirma o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Ênio Marques.

A missão chega de manhã a Brasília e, logo em seguida, reúne-se com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA). Divididos em dois grupos, os europeus cumprem, entre os dias 10 e 17, roteiro pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul. Técnicos do Departamento de Defesa Animal (DDA) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) vão acompanhá-los durante a viagem.

De 11 a 13, um dos grupos visita abatedouros e fábricas de ração nas cidades de São Paulo, Paulínia, Lins e Bauru. De 14 a 17, esse mesmo grupo inspecionará laboratórios, abatedouros e cooperativas nos municípios gaúchos de Santa Maria e Carlos Barbosa.

No mesmo período, o outro grupo da UE visitará Goiás e Mato Grosso do Sul. De 11 a 12, ele estará nos municípios goianos de Anápolis e Goiânia. De 13 a 16, em Campo Grande. Esse mesmo grupo ainda cumpre roteiro em São Caetano do Sul (SP), no dia 17.

No dia 18, a missão retorna a Brasília, onde conhecerá o Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargen), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A missão encerra-se dia 19, com uma reunião final com o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luiz Carlos de Oliveira.

Fonte: Mapa e Gazeta Mercantil (por Neila Baldi), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress