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EUA: Whole Foods expande programa de bem-estar animal

O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo, Whole Foods Market, decidiu expandir seu programa de bem-estar animal através de uma nova rotulagem chamada "Animal Welfare Aproved" (AWA) colocada em produtos certificados de carne. Essa rotulagem já estava disponível em alguns mercados e através de vendas diretas pelas fazendas, mas agora, pelo novo acordo, estará em 130 lojas da Whole Foods em 26 estados os Estados Unidos.

O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo, Whole Foods Market, decidiu expandir seu programa de bem-estar animal através de uma nova rotulagem chamada “Animal Welfare Aproved” (AWA) colocada em produtos certificados de carne. Essa rotulagem já estava disponível em alguns mercados e através de vendas diretas pelas fazendas, mas agora, pelo novo acordo, estará em 130 lojas da Whole Foods em 26 estados os Estados Unidos.

O protocolo do AWA, disse o diretor do programa, Andrew Gunther, é baseado em um modelo com padrões ISO (Organização Internacional de Padrões). As fazendas que criam gado a pasto para produzir carne recebem auditoria todo ano para garantir que os padrões estão sendo cumpridos. Os padrões AWA requerem que os animais sejam criados em pastos. Gunther, que antes de participar do AWA em 2008 era um executivo da Whole Foods, disse que as diretrizes da Dr. Temple Grandin para manejo de gado “são certamente grande parte de nosso programa”. O AWA também certifica fazendas que criam animais leiteiros, suínos, ovinos, caprinos, búfalos e aves.

O que distingue o AWA de outros programas de bem-estar ou certificados como humanos é a confirmação do programa como sendo o “mais rígido” pela Sociedade Mundial de Proteção aos Animais, que fez uma comparação lado a lado de vários programas de bem-estar baseados em padrões para rotulagem de alimentos. De acordo com o site do AWA, “vários programas de certificação e rotulagem foram desenvolvidos em resposta à crescente tendência dos consumidores de buscarem carne, ovos e produtos lácteos de melhor qualidade de animais tratados com alto nível de bem-estar. Algumas rotulagens aprovadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) usam termos livres e subjetivos como ‘criação livre’ ou ‘criados naturalmente’, que são equivocados para os consumidores e não requerem uma verificação de cumprimento das fazendas ou programa de veracidade”.

Os padrões do AWA foram desenvolvidos em colaboração com cientistas, veterinários, pesquisadores e produtores em todo o mundo para maximizar o manejo praticável e de alto nível de bem-estar. A premissa básica para todos os padrões é que os animais precisam ser capazes de se comportar naturalmente e estar em um estado de bem-estar físico e psicológico.

Gunther disse que o AWA é completamente transparente. “Os consumidores sabem o que querem e, com as informações disponíveis em nosso site, eles podem ir até a loja e pedir por produtos de fazendas as diferenciando pelo nome”.

O AWA também visitou plantas de processamento e empacotamento para garantir que os padrões humanos estão sendo seguidos e para verificar a rastreabilidade até a fazenda de origem.

O AWA, criado pelo Instituto de Bem-Estar Animal, entrou em vigor em 2006.

A reportagem é do MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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