Mercado Físico da Vaca – 04/02/11
4 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 07/02/11
8 de fevereiro de 2011

EUA: Whole Foods começa classificação de bem-estar animal em carnes vermelhas e brancas

O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo, Whole Foods Market, com sede em Austin, Texas, anunciou oficialmente na terça-feira que está oferecendo carne bovina, suína e de frango certificada pelo sistema de Classificação do Bem-Estar Animal de 5 Passos (Step Animal Welfare Rating).

O maior varejista de alimentos naturais e orgânicos do mundo, Whole Foods Market, com sede em Austin, Texas, anunciou oficialmente na terça-feira que está oferecendo carne bovina, suína e de frango certificada pelo sistema de Classificação do Bem-Estar Animal de 5 Passos (Step Animal Welfare Rating).

O sistema de classificação é um programa de assinatura da organização sem fins lucrativos, Global Animal Partnership. De forma independente, certificadores externos auditam fazendas e classificam as práticas de bem-estar animal e as condições de produção usando um sistema que classifica de Passo 1 (sem caixas, gaiolas ou agrupamento) ao Passo 5 (animais que passam toda sua vida em uma fazenda).

De acordo com a Whole Foods, o sistema fornece uma forma de envolver e recompensar os produtores promovendo contínuas melhoras no bem-estar animal nas fazendas e dando aos compradores uma forma de fazer escolhas mais informadas no balcão de carnes.

“Com uma meta abrangente de continuamente melhorar as vidas dos animais de fazendas, o sistema de Classificação do Bem-Estar Animal de 5 Passos da Global Animal Partnership é um dos programas de maior impacto que implementamos até agora na Whole Foods Market”, disse o presidente e diretor operacional da empresa, A.C. Gallo. “Nossos clientes estão há um bom tempo pedindo informações sobre as práticas de criação nas fazendas e os produtores que fornecem produtos a nossas lojas”.

Mais de 1.200 fazendas e produtores fornecem produtos com a certificação para 291 lojas nos Estados Unidos. As marcas e rótulos com códigos de cores nos departamentos de carnes da Whole Foods Market indentificam essas classificações de passos (Step).

“Os produtores precisam cumprir aproximadamente 100 requerimentos para obter a classificação Passo 1, de forma que obter o primeiro nível é uma conquista extraordinária”, disse a coordenadora de produção animal global e bem-estar do Whole Foods Market, Anne Malleau.

Toda a carne vendida no Whole Foods Market precisa cumprir padrões de qualidade da companhia, que requerem que os animais sejam criados com uma dieta sem produtos de origem animal, sem a administração de antibióticos ou hormônios de crescimento.

As opções de classificação de passos estão agora disponíveis em todas as lojas do Whole Foods Market, nos Estados Unidos, e em 9 de maio, toda a carne bovina, suína e de frango serão classificadas de acordo com a Classificação de Bem-Estar Animal de 5 Passos.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Mais uma ação na mesma direção de inumeras outras que vem ocorrendo nos últimos tempos no setor de carne bovina: aumento das informações de produtos e processos oferecidas a consumidores. E transparência garantida por certificação de terçeira parte, ou seja, por uma empresa independente e monitorada pelo orgão normatizador. Precisamos liderar este processo e não seguir a reboque. A definição dos protocolos nunca é neutra e os interessados não devem se omitir da discussão sob pena de acabarem vendo prejudicados.

  2. Humberto de Freitas Tavares disse:

    A Whole Foods é muito influente. Vejam em

    http://www.wholefoodsmarket.com/products/5step.php

    que o Brasil do boi a pasto já está no verde, no grau 4. Quem engorda sem castrar está a um passo de ser grau 5, basta não marcar o gado…

plugins premium WordPress