Austrália registra abates recordes com preços recordes
19 de maio de 2015
Brasil aguarda liberação da exportação de carne para conquistar mercado chinês
19 de maio de 2015

EUA têm nova lei de rotulagem de carne bovina amaciada mecanicamente

Os Estados Unidos introduziram novas leis para rotulagem de carne amaciada mecanicamente. Agora, os consumidores e estabelecimentos de foodservice terão mais informações sobre como preparar de forma segura os alimentos.

“Rotular a carne amaciada mecanicamente e incluir instruções de preparo na embalagem são passos importantes para ajudar os consumidores a preparar de forma segura seus alimentos”, disse o chefe do Serviço de Inspeção e Segurança dos Alimentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Al Almanza. “Essa mudança no senso comum levará a refeições mais seguras e menos doenças transmitidas por alimentos”.

Para aumentar a maciez, alguns cortes de carne bovina são amaciados mecanicamente perfurando-as com agulhas ou pequenas lâminas visando quebrar o tecido. Esse processo, entretanto, pode introduzir patógenos da superfície do corte ao interior, tornando o cozimento adequado muito importante.

A potencial presença de patógenos no interior desses produtos significa que eles devem ser cozidos de forma diferente que os cortes intactos. As novas leis de rotulagem, que entrarão em vigor em maio de 2016, significam que os produtos precisam ter rótulos que informam que foram amaciados mecanicamente por agulhas ou lâminas. Os rótulos precisam também incluir instruções de cozimento, de forma que os consumidores saibam como prepará-los de forma segura.

Desde 2000, o Centro para Controle e Prevenção de Doenças recebeu relatos de seis surtos atribuídos a produtos de carne bovina amaciados mecanicamente. A lei tinha sido proposta em 2013.

Fonte: www.globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress