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EUA: sustentabilidade será tendência chave para alimentos em 2007

Sustentabilidade e produtos específicos para diferentes idades são tendências chaves que influenciarão a indústria de pacotes de produtos oferecidos ao consumidor no próximo ano, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Mintel.

Sustentabilidade e produtos específicos para diferentes idades são tendências chaves que influenciarão a indústria de pacotes de produtos oferecidos ao consumidor no próximo ano, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Mintel.

A Mintel revelou “dez principais tendências” que deverão influenciar o mercado global de alimentos e bebidas, bem como de cosméticos e cuidados pessoais. Um dos temas que dá suporte a uma série dessas tendências é a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, disse o diretor da Mintel Custom Solutions, Lynn Dornblaser. Esta preocupação será manifestada através do crescente compromisso com produtos éticos, ingredientes sustentáveis e de comércio justo, que continuarão a expandir nos principais grupos de produtos. “Isso ajudará a destacar produtos locais e sazonais, simbolizando um retorno aos ingredientes mais frescos”.

Embalagens biodegradáveis também deverão voltar a ganhar popularidade, especialmente à medida que mais companhias reformulam suas embalagens para serem mais ambientalmente conscientes. A Mintel também acredita que as embalagens que podem ser reaproveitadas (enchidas novamente) têm uma forte oportunidade, uma vez que os consumidores buscam cada vez mais oportunidades para salvar os recursos naturais.

Porém, o maior interesse dos consumidores no mundo todo também é visto através de um maior foco em outras partes do mundo na busca por ingredientes ou sabores únicos. Isso é refletido em uma das tendências identificadas pela Mintel: o movimento Amazônia. Os consumidores estão cada vez mais interessados nos recursos nativos da floresta amazônica. “Esta tendência está bastante associada ao crescente interesse por produtos naturais e ingredientes exóticos”.

Outro fator que terá impacto nas escolhas dos consumidores é o maior interesse em produtos lançados visando faixas etárias específicas. Segundo Dornblaser, existem muitos grupos de consumidores com diferentes necessidades e isso significa grandes oportunidades para se focar em uma série de tipos de consumidores, não importando o tipo de produto que a empresa comercializa.

Os dois principais grupos de consumidores para esforços especializados de marketing são os adolescentes e os baby boomers (nos EUA, adultos de 42 a 60 anos). Para este último grupo, existe falta de produtos que combinam as necessidades específicas desta geração com uma embalagem prática e de fácil manuseio. Quanto aos adolescentes, existem oportunidades no setor de snacks (lanches), à medida que este grupo etário é muitas vezes ignorado em favor das crianças menores.

Outra tendência chave é o foco em produtos para o café da manhã. Além da conveniência, as companhias precisam buscar formas de trazer aspectos mais tradicionais da refeição.

Outras tendências identificadas incluem retorno à simplicidade, embalagem com tecnologia avançada e uso de telefones celulares para promover os produtos; e maior comercialização pela internet.

A reportagem é de Lorraine Heller para o site Foodnavigator-usa.com.

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