Principais indicadores do mercado do boi – 07-07-2016
6 de julho de 2016
Mapa repassa R$ 1 milhão para Tocantins investir em defesa agropecuária
7 de julho de 2016

EUA recuperam acesso a mercado de carne bovina da Arábia Saudita

Após a descoberta de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) nos Estados Unidos em 2012, a Arábia Saudita instituiu um embargo a todos os produtos de carne bovina dos Estados Unidos. Os governos dos dois países agora entraram em um acordo que reabrirá o mercado saudita.

Os Estados Unidos são o segundo maior produtor de carne bovina que obteve acesso ao mercado saudita após o embargo relacionado à EEB, após o retorno da carne bovina brasileira à Arábia Saudita no começo de 2016.

O comércio ainda requer o desenvolvimento de um programa de certificação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para suprir os requerimentos de importação da Arábia Saudita. Não se sabe quanto tempo levará esse processo – a título de comparação, o processos brasileiro de certificação levou cerca de seis meses.

O acordo inicial é para carne bovina e produtos derivados de animais de menos de 30 meses de idade, com a restrição sendo removida em animais de até 48 meses após um período inicial. Os produtos que entram nesse acordo incluem carne bovina sem osso e com osso, carne moída, carne processada e miúdos.

Em 2011 (último ano antes do embargo), os Estados Unidos exportaram 5.196 toneladas de carne bovina da Arábia Saudita, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress