Mercado Físico da Vaca – 17/02/11
17 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 18/02/11
21 de fevereiro de 2011

EUA: rebanho bovino é o menor em 50 anos

O relatório semi-anual do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre o rebanho bovino, divulgado no final de janeiro, mostrou continuidade na redução do rebanho do país, iniciada em 2007.

O relatório semi-anual do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre o rebanho bovino, divulgado no final de janeiro, mostrou continuidade na redução do rebanho do país, iniciada em 2007.

O rebanho de bovinos adultos e bezerros dos Estados Unidos em 1 de janeiro totalizou 92,6 milhões de cabeças, 1% a menos que as 93,9 milhões de cabeças no ano anterior. Esse é o menor rebanho em 1 de janeiro desde 1958, quando o país tinha 91,2 milhões de cabeças.

A safra de bezerros de 2010 foi estimada em 35,7 milhões de cabeças, 1% a menos que em 2009. Essa seria a menor safra desde 1950, quando nasceram 34,9 milhões de animais. Os bezerros nascidos durante a primeira metade de 2010 foram estimados em 25,9 milhões de cabeças, 1% a menos que em 2009.

“Tivemos o menor número de bovinos de corte em 50 anos. Tivemos o menor número de bezerros nascidos nos Estados Unidos no ano passado, em 60 anos, e o menor inventário geral de bovinos em 50 anos”, disse o economista do mercado pecuário do Texas Agrilife Extension, David Anderson.

“Os custos estão maiores. Os custos da dieta animal estão no teto e, com os maiores custos, alguns produtores perderam dinheiro. Existe uma falta de lucratividade por causa desses maiores custos e os pecuaristas reduziram os números de vacas que tinham”.

Em certas regiões dos Estados Unidos, a “Mãe Natureza” teve seu papel. “Particularmente para nós, e na região sudeste, 2010 foi um ano muito seco, de forma que tivemos algumas condições de seca que, você sabe, é realmente difícil de expandir seu rebanho ou manter os mesmos números se você não tem nenhum pasto. A indústria pecuária é, de fato, uma indústria baseada em pasto e isso influencia quantos animais você pode ter”.

A indústria de carne bovina dos Estados Unidos é muito mais produtiva e eficiente do que era há 50 anos, ou o efeito dessa redução do rebanho na oferta de carne bovina seria bem maior. “Produzirmos muito mais carne por animal nos Estados Unidos do que fazíamos há 50 anos. Se olharmos nossa produção de carne há 50 anos, veremos que quase dobramos a quantidade de produção de carne nos Estados Unidos com o mesmo número de animais”.

Anderson previu que o rebanho bovino continuará diminuindo. “Nós temos muitos pecuaristas que têm que pagar as contas dos alimentos animais da última seca e, os preços tão altos vêm de custos tão altos e é nesse período de transição que estamos. Então, o que isso significa para os consumidores? O que isso realmente significa é que veremos preços recordes da carne bovina”.

Os dados são dos sites www.kbtx.com e www.tsln.com, traduzidos e adaptados pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress