Atacado – 04/11/08
4 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 05/11/08
6 de novembro de 2008

EUA reabilitaram entrada de carne uruguaia

Os serviços sanitários dos Estados Unidos enviaram um documento ao Ministério da Pecuária do Uruguai que reabilita a entrada de cortes bovinos com destino à indústria.

Os serviços sanitários dos Estados Unidos enviaram um documento ao Ministério da Pecuária do Uruguai que reabilita a entrada de cortes bovinos com destino à indústria.

No momento, os frigoríficos uruguaios não estavam exportando este tipo de produto, mas sim, cortes embalados a vácuo, devido à necessidade de esclarecer alguns aspectos vinculados com o programa de amostragens que se aplica localmente, para prevenir qualquer incidente com a Eschericia coli O157:H7.

Desde o começo do ano, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) impôs uma nova norma aos frigoríficos de seu país para prevenir contaminação da carne. Após vários incidentes de contaminação com a bactéria, o USDA fez grandes recolhimentos de carne no começo do ano. Diante disso e buscando não reduzir o fluxo de negócios, a Direção Geral de Serviços Pecuários do Uruguai negociou com os norte-americanos a aplicação de um protocolo de equivalência que forneça máximas garantias para as carnes uruguaias.

No entanto e apesar de a E.coli estar associada à carne procedente de animais criados em confinamento e não a pasto, como é o caso do Uruguai, na reunião anual da Associação de importadores de carne, os importadores de carne norte-americanos voltaram a demonstrar medo de que ocorresse algum episódio de contaminação da carne uruguaia. O que estava faltando era contar com o aval por escrito do USDA, aprovando este protocolo de equivalência que estava sendo aplicado desde o começo de 2008.

Agora, com este documento em poder dos Serviços Pecuários, não se descarta que, nas próximas semanas, os frigoríficos uruguaios voltem a exportar um volume maior de carne bovina, maturada e sem osso aos EUA com destino à indústria. Todavia, os uruguaios continuam negociando a possibilidade de entrar no mercado dos EUA com carne moída.

A reportagem é do El País, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress