Atacado – 13/11/08
13 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 14/11/08
17 de novembro de 2008

EUA pressionam por abertura total do mercado de Taiwan

As negociações sobre comércio bilateral entre Taiwan e Estados Unidos serão impedidas se a questão sobre Taiwan abrir completamente seu mercado para a carne bovina dos EUA não for resolvida, disse o Ministério de Relações Exteriores (Ministry of Foreign Affairs - MOFA).

As negociações sobre comércio bilateral entre Taiwan e Estados Unidos serão impedidas se a questão sobre Taiwan abrir completamente seu mercado para a carne bovina dos EUA não for resolvida, disse o Ministério de Relações Exteriores (Ministry of Foreign Affairs – MOFA), de acordo com o Taiwan News.

“O Governo dos EUA nos disse que a carne bovina é prioridade máxima entre as questões EUA-Taiwan”, disse o vice-diretor geral do Departamento de Relações com a América do Norte do MOFA, Peiyung Michael Hsu. “A menos que a questão da abertura total do mercado de Taiwan para a carne bovina dos EUA seja resolvida, a promoção de alguns assuntos econômicos e comerciais será afetada”.

Quando questionado se isso tinha adiado as negociações dos Acordos Estruturais de Investimentos e Comércio EUA-Taiwan (TIFA) que deveriam ocorrer em Taipei neste ano, Hsu admitiu que a questão do comércio de carne bovina teve um papel chave.

As negociações, visando rever várias questões de comércio bilateral, estavam programadas para o fim de novembro, mas foram adiadas para uma nova data que ainda não foi confirmada.

Taiwan aceita somente carne bovina sem osso dos EUA, de animais com menos de 30 meses de idade, por causa das preocupações referentes à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”. O país também não aceita miúdos dos EUA.

Mesmo com as atuais restrições, Taiwan é o quarto maior mercado de exportação de carne bovina dos EUA em termos de valor (depois do México, Canadá e Japão). De acordo com a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF), as exportações de carne bovina dos EUA a Taiwan bateram todos os recordes em 2007 e deverão quebrar recordes novamente em 2008. No período de janeiro a agosto, Taiwan importou 19.364 toneladas de carne bovina dos EUA no valor de US$ 91,2 milhões, de acordo com estatísticas da USMEF.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress