Ao buscar parcerias com produtores rurais podemos conhecer suas necessidades e dúvidas, e a partir delas criar novas pesquisas – Cristiane Titto [Prêmio BeefPoint Bem-estar Animal]
22 de abril de 2014
Rússia introduzirá cartões de segurança social para produção de carne
22 de abril de 2014

EUA poderão desistir de tarifa zero para carne bovina em acordo comercial com Japão

Os Estados Unidos parecem dispostos a aceitar um grande corte nas tarifas do Japão sobre as importações de carne bovina ao invés de insistir na remoção total da tarifa, à medida que os dois países buscam um acordo comercial visto como vital para um pacto regional mais amplo.

O representante comercial dos Estados Unidos, Michael Froman, e o ministro da economia do Japão, Akira Amari, terminaram na quinta-feira passada, dois dias de negociações intensas sobre o comércio bilateral, base para a Parceria Trans-Pacífico (TPP), liderada pelos Estados Unidos, com ambos dizendo que foi feito progresso, mas que ainda permanecem grandes lacunas.

“Houve um grande progresso, mas grandes diferenças permanecem”, disse o ministro da Agricultura, Yoshimasa Hayashi. O ministro do comércio, Toshimitsu Motegi, disse que uma reunião em 24 de abril entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, seria um momento importante para as negociações comerciais, mas repetiu que a reunião não era um prazo final para o acordo.

Assim, os Estados Unidos querem que o Japão abra seus setores de arroz, carne bovina e suína, lácteos e açúcar – setores politicamente poderosos que Abe jurou defender. Enquanto que o Japão quer um calendário dos Estados Unidos para reduzir as tarifas de 2,5% sobre as importações de carros e 25% sobre as importações de caminhões leves.

Froman parece ter abandonado a insistência dos Estados Unidos de que o Japão remova suas tarifas sobre a carne bovina, mas grandes lacunas ainda permanecem referentes ao tamanho dos cortes e às condições sob as quais o Japão poderia tomar contramedidas se as importações aumentassem.

O Japão estava considerando reduzir suas tarifas sobre a carne bovina para menos de 10%, mas quer ser capaz de restaurar sua maior tarifa se as importações de carne bovina aumentaram mesmo que em pequena quantidade.

Amari poderia visitar Washington para outra rodada de negociações antes de Obama visitar o Japão, como parte de uma visita a quatro nações da Ásia.

Um oficial sênior do Governo japonês disse nessa semana, que reduzir as tarifas agrícolas era possível, mas removê-las inteiramente – meta final do TPP -, não era.

Assim, o Japão estava esperando que um acordo básico fechado com a Austrália, incluindo diminuir pela metade a tarifa sobre a carne bovina congelada, para 19,5%, colocaria pressão sobre Washington para se comprometer a evitar que os exportadores de carne bovina dos Estados Unidos perdessem para seus rivais australianos.

Fonte: Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress