EUA: margens do pecuarista melhoram, mas continuam negativas
6 de setembro de 2012
MAPA/CONAB: previsão de safra recorde de grãos é mantida (slides)
9 de setembro de 2012

EUA: carne orgânica e convencional têm mesmo valor nutricional, diz pesquisa

“As pessoas escolhem comprar alimentos orgânicos por diversas razões. Uma delas é a noção dos benefícios para a saúde”, disse a pesquisadora que liderou a pesquisa de Stanford e do Veterans Affairs Palo Alto Health Care, Crystal Smith-Spangler.

A carne e outros produtos orgânicos não são mais saudáveis aos consumidores do que os alimentos convencionais ou não orgânicos, apesar dos maiores custos, de acordo com uma nova pesquisa da Stanford University. “As pessoas escolhem comprar alimentos orgânicos por diversas razões. Uma delas é a ideia de que dos benefícios para a saúde”, disse a pesquisadora que liderou a pesquisa de Stanford e do Veterans Affairs Palo Alto Health Care, Crystal Smith-Spangler.

Os pesquisadores avaliaram 237 estudos que compararam a saúde de pessoas que consumiam alimentos orgânicos ou convencionais ou, mais comumente, os níveis de nutrientes e contaminantes nos alimentos, como bactérias, fungos ou contaminação por pesticidas. Os alimentos incluíram carnes vermelhas, carne de frango, ovos, leite, frutas, vegetais e grãos, orgânicos e não orgânicos. Os pesquisadores descobriram que não houve diferença na quantidade de vitaminas nos produtos vegetais ou animais produzidos organicamente ou de forma convencional – e que a única diferença de nutrientes foi um pouco mais de fósforo nos produtos orgânicos.

A pesquisa descobriu que mais de um terço dos produtos convencionais tinham resíduos detectáveis de pesticidas, comparado com 7% nos produtos orgânicos. A carne suína e de frango orgânica tinha 33% menos chances de ter bactérias resistentes a três ou mais antibióticos do que a carne convencional.

Os pesquisadores disseram que é incomum para alimentos orgânicos ou não exceder os limites permitidos para pesticidas, de forma que não está claro se a diferença nos resíduos teria um efeito na saúde dos consumidores. O Environmental Working Group (EWG), uma organização ambiental focada na saúde pública e meio-ambiente, criticou o estudo e acredita que as diferenças são muito maiores do que o estudo sugere.

Outros cientistas acreditam que mais pesquisas são necessárias para explorar totalmente as potenciais diferenças de saúde e segurança entre alimentos orgânicos e convencionais.

A reportagem é da Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint..

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress