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EUA: McDonald’s informará quantidade de calorias de seus produtos, antecipando lei nacional

Em meio a demandas de pais e ativistas de saúde, o McDonald’s também tomou medidas para tornar seus itens do cardápio mais saudáveis. Um exemplo disso é a mudança no McLanche Feliz para crianças, que reduziu a porção de batata frita em mais da metade e adicionou uma porção de maçãs. No verão passado, a empresa lançou o “Favoritos com menos de 400”, destacando produtos que têm até esse número de calorias.

O McDonald’s disse que estará listando as informações sobre calorias de seu cardápio em cerca de 14.000 lojas e drive-throughs do país – antes da lei nacional que exigirá que grandes redes de restaurantes dêem esse tipo de informação. O McDonald’s Corp está criando tendência para os restaurantes e esta medida – embora seja estimulada pelas regulamentações e pressões dos ativistas de saúde pública – provavelmente forçará outros operadores de restaurantes a fazer o mesmo rapidamente.

O Estado da Califórnia e cidades como Nova York já exigem que as calorias estejam claramente listadas nos cardápios. Sob a nova lei de cuidados com a saúde dos Estados Unidos, os restaurantes do país precisarão em breve informar sobre as calorias e outras informações nutricionais em seus cardápios.

A lei nacional tem como alvo os restaurantes com 20 ou mais pontos de venda, bem como outras redes de vendas de alimentos. A maioria das principais redes resistiu em colocar essa informação sem a legislação e a ameaça de multas. A data para que isso se torne obrigatório nacionalmente foi adiada e não deverá ser determinada antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos.

A diretora sênior de nutrição do McDonald’s USA, Cindy Goody, descreveu a medida da rede como uma forma de ajudar seus clientes a entender suas opções de alimentos. A companhia, que está em quase todas as comunidades dos Estados Unidos e serve 25 milhões de clientes por dia no país, está vendo as informações nutricionais como uma oportunidade de negócios. As calorias e outras informações nutricionais já estão disponíveis no site da companhia na internet. Listar as calorias no cardápio permite que os clientes usem essa informação quando estão decidindo sobre o que comer.

A diretora de política de nutrição do Centro para Ciência de Interesse Público, uma organização sem fins lucrativos, Margo Wootan, acha que a data para rotulagem nacional sobre as calorias dos alimentos será no final de 2013 – de forma que os clientes do McDonald’s estariam obtendo essa informação cerca de um ano antes do que será requerido.

A lei que exige que se informe as calorias dos alimentos servidos já forçou muitos restaurantes, incluindo a Starbucks Corp, a cortar calorias de seus alimentos e a destacar opções saudáveis, disse ela. Essas medidas importam, porque os americanos consomem cerca de um terço de suas calorias comendo fora de casa, disse Wootan.

Em meio a demandas de pais e ativistas de saúde, o McDonald’s também tomou medidas para tornar seus itens do cardápio mais saudáveis. Um exemplo disso é a mudança no McLanche Feliz para crianças, que reduziu a porção de batata frita em mais da metade e adicionou uma porção de maçãs. No verão passado, a empresa lançou o “Favoritos com menos de 400”, destacando produtos que têm até esse número de calorias. O McDonald’s também planeja adicionar mais frutas frescas e vegetais em seu cardápio e tem a meta de reduzir as calorias, a gordura saturada e os açúcares adicionados em seu cardápio dos Estados Unidos até 2020.

A mais de dois anos, a Panera Bread Co se tornou a primeira rede nacional de restaurantes a voluntariamente colocar as calorias presentes nos produtos das lojas. A rede de sanduiches Subway usou as informações sobre calorias para se posicionar como uma alternativa mais saudável que os rivais, como McDonald’s e Burger King Worldwide Inc.

A reportagem é da Reuters, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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