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EUA lança campanha “Pound Steak” para aumentar as vendas de carne bovina no Japão

Com o objetivo de aumentar o volume de carne bovina norte-americana vendida no varejo no Japão, a Federação de Exportações de Carnes dos Estados Unidos (USMEF) compartilhou uma nova ideia de merchandising durante um seminário para compradores de alimentos e proprietários de restaurantes.

A campanha “pound steak”, que foi seguida por um evento no Instagram chamado “My Pound Steak” para consumidores, foi financiada pelo Programa de Acesso a Mercados (MAP) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) (e pelo Programa Beef Checkoff.

Banners de publicidade instalados em estações de metrô no Japão ajudaram a promover a campanha de “pound steak”

“O slogan ‘pound steak’ tem a ver com bife de carne mais grossa dos Estados Unidos, algo que realmente estamos tentando estabelecer como uma tendência alimentar do consumidor no Japão”, disse Takemichi Yamashoji, diretor d USMEF-Japan.

“Normalmente, os bifes no Japão são servidos em tamanhos de 170 a 225 gramas. Nossa ideia é convencer os operadores e restaurantes de serviços de alimentos a servir bifes que são 425 a 450 gramas, o que equivale a uma libra [pound] -, daí a campanha ‘pound steak’, uma maneira de apreciar o sabor e a qualidade da carne bovina norte-americana na forma de um bife mais grosso.”

Para a campanha, a USMEF desenvolveu materiais promocionais especiais para varejistas, incluindo adesivos para embalagens em displays de carne de varejo, cartões de receita que oferecem instruções sobre como preparar os bifes mais grossos e temperos para bife. Banners publicitários foram instalados em várias estações de metrô e outros pontos como parte da campanha.

Para iniciar a campanha, a USMEF realizou um seminário para 60 compradores de alimentos e proprietários de restaurantes. O seminário incluiu uma sessão educativa sobre o consumo de carne bovina e o conceito de pound steak, bem como um painel de discussão para ajudar os participantes a entender melhor o produto e a campanha.

O seminário também contou com uma sessão de degustação, onde a USMEF serviu amostras de carne dos Estados Unidos – cortes como striploin, chuck flap, tri-tip and short ribs sem osso – itens geralmente não são servidos como bifes no Japão.

Na sequência do seminário, os meios de comunicação em todo o Japão publicaram artigos sobre a campanha dos Estados Unidos. Uma campanha no Instagram chamada “My Pound Steak” incentivou os usuários a publicar fotos do bife de carne bovina dos EUA de suas mesas de jantar em casa com hashtags #americanbeef ou #mypoundsteak.

Fonte: USMEF, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 13 de março de 2018

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Equipe BeefPoint

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