Reposição Fêmea Nelore – 15/07/08
15 de julho de 2008
Brasil tem potencial para produzir nitrogenados
17 de julho de 2008

EUA: JBS-Swift acusada de erros na pesagem

A Administração de Inspeção de Grãos, Frigoríficos e Currais (Grain Inspection, Packers and Stockyards Administration - GIPSA) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) registrou uma acusação contra a JBS-Swift & Co., acusando a empresa com sede em Greeley, Colorado, de registrar pesos errados das carcaças quentes e pagar os vendedores de gado de acordo com esses pesos errados.

A Administração de Inspeção de Grãos, Frigoríficos e Currais (Grain Inspection, Packers and Stockyards Administration – GIPSA) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) registrou uma acusação contra a JBS-Swift & Co., acusando a empresa com sede em Greeley, Colorado, de registrar pesos errados das carcaças quentes e pagar os vendedores de gado de acordo com esses pesos errados, disse a agência.

A GIPSA alegou que a Swift:

• Pesou de forma errada carcaças quentes com o propósito de fazer o pagamento aos vendedores de gado;
• Usou um sistema inexato de pesagem dinâmica;
• Reportou pesos errados de carcaças quentes aos vendedores de gado e pagou os vendedores de acordo com esses pesos;
• Falhou em pagar o preço completo de compra pelo gado comprado dentro do período de tempo requerido pelo Packers and Stockyards Act;
• Falhou em pagar a quantidade total devida aos vendedores de gado pelas carcaças quentes.

Se a Swift admitir as alegações, ou se elas forem provadas em uma audiência oral, a companhia poderá ser obrigada a parar de violar o P&S Act e será multada, disse a GIPSA.

Nem a Swift nem a GIPSA foram encontradas para comentar o caso. A reportagem é do MeatingPlace.com.

0 Comments

  1. Saulo de Tarso Pereira disse:

    É meus amigos o Friboi pensa que está em terra de Tupiniquins. Se a moda pegar por aqui.

  2. Antonio Pereira Lima disse:

    Tenho certeza que levaram o balanceiro da Friboi de Campo Grande.

  3. Márcio Cotini disse:

    Essa é boa, para os americanos é uma novidade! Aqui no Brasil é pratica comum na maioria dos frigoríficos. Será este o motivo da rentabilidade de grandes empresas frigoríficas?

    E as aparas de carne que são retiradas antes de serem pesadas? De quem pertence aquele pedaço que foi tirado e aproveitado pela industria? Afinal músculo não é víscera, o que é do produtor e o que é da industria?

    Um exemplo: a cauda é víscera? Nenhuma carcaça é pesada com cauda (acho que temos que dar nossa cauda para o frigorífico). Simplesmente se tirou a cauda e o produtor aceitou, e ai virou padrão de toalete. Qual o tamanho da sangria? O matambre deve permanecer, tirar apenas a pontinha. Tenha dó.

  4. JERONIMO GOMES DAVID disse:

    É, esse povo acha que roubar dos produtores, na balança, nos EUA é igual no Brasil. Lá o bicho pega. O que eu mais ouvi de reclamações de produtores de bovinos até hoje, foi que os frigoríficos estão roubando na balança, mas ninguém faz nada. Agora produtores vejam e aprendam com os americanos, que sabem brigar quando são lesados.

  5. Marcos Pinotti da Silva disse:

    Foram roubar nos Estados Unidos como fazem aqui, la fora as coisas são sérias e funcionam para os dois lados. Espero que sejam punidos e que isso um dia aconteça aqui. Afinal o Brasil pelo que me consta é o único pais do mundo em que um boi com mais de 460 kg vivo não da mais que 51,5% de rendimento.

  6. Estêvão Domingos de Oliveira disse:

    Caros amigos

    Está cada vez mais difícil para os desonestos sobreviverem ao mercado. Vamos acompanhar o tamanho da queda das ações da JBS – Friboi no mercado de ações caso essas acusações sejam confirmadas.

    Honestidade é tudo. Os brasileiros estão precisando entender que o mercado globalizado exige isso também.

  7. Claudecir Mathias Scarmagnani disse:

    Meus amigos,

    Se fazem isso em terra alheia, imagina dentro da própria casa. Isso que chamo de terra de “ninguém” e salve-se quem puder!

  8. Joaquim Milano disse:

    Aqui no sul não é o Friboi, mas o hábito é o mesmo. Precisamos buscar subsidios desta reclamação e fazer disto um exemplo. é preciso que paremos com os abusos dos frigoríficos que ajustam o preço que eles querem pagar com a balança e as tabelas de classificação de carcaça.

  9. Amauri Valle disse:

    Infelismente para o Friboi, nos estados unidos o poder público e seus funcionários tem seriedade no que fazem.

    Certamente o Staff do Friboi imaginava que estaria comprando bois nos confins de rondonia e mato grosso, onde fazem o que bem entendem e temos que nos dar por satisfeitos porque o estado é ineficiente e corrupto quando é para defender os interesses da classe produtora.

    Pode ser que uma multa de vultosa soma faça com que os os nossos representantes comecem a tirar a b… da cadeira e fazerem alguma coisa de concreto para deixarmos de ser roubados na hora de vendermos o nosso produto. Alias onde esta a CNA, que para cobrar as taxas anuais é bastante prodiga, mas na hora de realmente fazer alguma coisa, onde se encontra?

  10. sergio luis f. nave disse:

    Na verdade agora eles estão atuando em um pais sério e com um povo que sabe reclamar seus direitos, e não com cordeiros como nós que aceitamos todo tipo de imposição até mesmo a babaquisse de ouvir esses falsos ambientalistas dizerem que somos os culpados pelo aquecimento global e poluição mundial, apenas pelo fato de estarmos produzindo alimento, mesmo sendo taxados de vilão, mas isso é uma outra discusão.

  11. Antonio Companhoni Filho disse:

    Com certeza o Sr. Jair Jacinto Cardoso Junior, não é pecuarista, ou costuma fazer no seus estabelecimentos o mesmo que os frigorificos brasileiros fazem, ou seja, praticar pesos desonestos.

    Talvez o Friboi esteja pensando estar matando boi de pecuarista brasileiro que estejam morando nos EUA (acostumados a serem roubados e não ter a quem reclamar) desta vez não deu certo.

  12. Fábio Reis disse:

    Com isto podemos concluir que esta pratica é comum no Brasil, e sem falar nos subprodutos que eles vendem e não recebemos nada por eles desde a ponta do rabo até o focinho, tudo no boi é aproveitado pelas industrias e nós não recebemos nada por estes chamados sub produtos.

    Temos que mudar esta realidade juntamente com as autoridades do setor.

    Fica o alerta!

    Até quando vamos financiar estes exploradores da pecuaria nacional, e assisir eles no camarote e nos na “sargeta”! É um absurdo temos que mudar, a situação ou de pais.

  13. Guilherme josé de Oliveira disse:

    Agora está mais do que explicado como crescer tão rápido e conseguir comprar o boi por um preço e vender a carne mais barata. Nos EUA é diferente. O Friboi está achando que é rei, mas esta esquecendo que precisa do pecuarista. Assim fica facil, hehehe

  14. Fernando Fiorese disse:

    Acredito que nossos representantes estão a par desta noticia, também acredito que devem estar muito preocupados com o resultado desta denuncia, imaginam se esses coitadinhos do Friboi, forem condenados nos EUA, e nossos representantes não puderem fazer nada por eles, nem se quer foram avisados desta tamanha injustiça, que estão fazendo com o nosso queridinho Friboi, imaginem produtores o que esses, nossos representantes já fizerão de ligações telefonicas, oferenedo apoio, colocando-se a disposição para quaisquer eventualidades,efim se não cuidarmos deste tão indefeso injustiçado “Friboi”, quem o cuidará?

  15. Claudio Alberto Zenha Carvalho disse:

    Mas o resultado de tudo isso já aconteceu, pois o Friboi fechou o balanço do último bimestre com prejuízo de mais de USS 300.000.000. É a vingança do Chico Mineiro chegando aí, gente. O Margen parece que também está ruim das pernas, e outros mais que ainda vão pipocar por aí. É a velha e infalível boa lei divina, aqui se faz, aqui se paga.

  16. Henrique de Freitas Tavares disse:

    Concordo com o pecuarista Amauri Valle, devemos exigir nossos direitos junto a CNA, MAPA e outros órgãos governamentais.

    Devemos descobrir como o Estados Unidos detectaram as falcatruas deste frigorífico lá e aplicar o mesmo por aqui.

    Por tudo isto que somos lesados, já não é a hora de fazermos um movimento pró-pecuária no sentido de termos forças suficientes e capital próprio para montarmos cooperativas de abates com preço e peso justo?

    Afinal, temos a matéria prima que é o Boi, a Vaca e se pressionarmos os frigoríficos, atenderão as nossas exigências?

plugins premium WordPress