Mercado Físico da Vaca – 02/02/11
2 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 03/02/11
4 de fevereiro de 2011

EUA: indústria da carne comenta o novo guia dietético

Três componentes são incluídos nas principais recomendações no Guia Dietético para Americanos 2010: um foco no equilíbrio de calorias para controle de peso, um foco nos alimentos e componentes dos alimentos que os consumidores devem reduzir seu consumo e um foco nos alimentos e nutrientes que os consumidores devem aumentar seu consumo. Por causa de mais de um terço das crianças e mais de dois terços dos adultos dos Estados Unidos estarem com sobrepeso ou obesos, a 7ª edição do Guia Dietético para Americanos coloca forte ênfase na redução do consumo de calorias e no aumento das atividades físicas. O AMI aprovou o guia por seu foco em alimentos densos em nutrientes - que oferecem mais nutrição por caloria do que outros.

Três componentes são incluídos nas principais recomendações no Guia Dietético para Americanos 2010: um foco no equilíbrio de calorias para controle de peso, um foco nos alimentos e componentes dos alimentos que os consumidores devem reduzir seu consumo e um foco nos alimentos e nutrientes que os consumidores devem aumentar seu consumo. Por causa de mais de um terço das crianças e mais de dois terços dos adultos dos Estados Unidos estarem com sobrepeso ou obesos, a 7ª edição do Guia Dietético para Americanos coloca forte ênfase na redução do consumo de calorias e no aumento das atividades físicas.

O guia estimula os consumidores a escolher alimentos que fornecem mais potássio, fibras dietéticas, cálcio e vitamina D. Os consumidores receberam a recomendação de focar bastante no controle de peso. As recomendações visam melhorar os comportamentos de consumo e atividade física.

O guia de 2010, de forma geral, mantém a recomendação de ingestão de menos de 2.300 mg de sódio do guia anterior, mas adverte que as pessoas com mais de 51 anos e aquelas de qualquer idade, mas que sejam afro-descendentes ou tenham hipertensão, diabetes ou doenças crônicas de rins, devem reduzir a ingestão de sódio para menos de 1.500 mg.

O guia recomenda que os consumidores aumentem a quantidade e a variedade de frutos de mar consumidos, escolhendo frutos do mar ao invés de algumas carnes vermelhas e brancas; consumir menos de 10% das calorias de ácidos graxos saturados, substituindo-os com ácidos graxos monoinsaturados e poliisaturados; consumir menos de 300 mg por dia de colesterol; manter o consumo de gorduras trans o mais baixo possível, limitando os alimentos que contêm as formas sintéticas de gorduras trans; reduzir a ingestão de calorias de gorduras sólidas e açúcares adicionados; aumentar sua ingestão de leite e produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura; escolher uma variedade de proteínas alimentares, que incluem frutos do mar, carnes vermelhas e brancas magras, ovos, grãos e ervilhas, produtos de soja e nozes e sementes sem sal; substituir alimentos protéicos que são ricos em gorduras sólidas por opções que tenham menos gorduras sólidas e calorias e/ou fontes de óleos; e usar óleos para substituir gorduras sólidas onde for possível.

O Instituto Americano de Carnes (AMI) disse que o Guia Dietético 2010 afirma que os produtos de carnes brancas e vermelhas são componentes importantes de uma dieta balanceada e saudável. “É notável que a recomendação anterior do Governo de que os consumidores comam 5 a 7 onças (mais ou menos 140 a 200 gramas) no grupo de carnes vermelhas, brancas e grãos permaneça sem mudanças”, disse o vice-presidente executivo do AMI, James Hodges, que também é presidente da Fundacao Instituto Americano de Carnes. “Isso faz sentido, porque os documentos do Comitê Conselheiro do Guia Dietético mostram que o grupo de carnes vermelhas, brancas, peixe, ovos e nozes é o único grupo que é consumido na quantidade recomendada”.

Apesar de algumas pessoas acharem que os norte-americanos consomem muita carne vermelha e branca, dados mais recentes de nutrição disponibilizados pela Pesquisa Nacional de Avaliação de Saúde e Nutrição do Centro de Controle e Prevenção de Doenças mostraram que, em média, os homens consomem 6,9 onças (195,6 gramas) de carnes vermelhas e brancas por dia, e as mulheres, 4,4 onças (124,7 gramas), disse Hodges.

O AMI aprovou o guia por seu foco em alimentos densos em nutrientes – que oferecem mais nutrição por caloria do que outros. “Os produtos de carnes vermelhas e brancas estão entre os alimentos mais densos em nutrientes disponíveis, são excelentes fontes de proteína completa, ferro e zinco, e mantêm uma excelente proporção de nutrição por caloria. Proteínas completas fornecem todos os aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e boa saúde geral”.

Os produtos de carnes vermelhas e brancas podem ajudar a obter um peso corpóreo saudável, que o comitê disse que é a chave para a boa saúde. “Estudos publicados recentemente também mostraram que a carne satisfaz a fome por mais tempo, tornando a carne magra vermelha e branca parte de uma dieta balanceada que ajuda a metabolizar os alimentos de forma mais eficiente e a prevenir lanches entre a refeições, que podem levar ao ganho de peso”.

Hodges também respondeu às recomendações para reduzir sódio. “Uma análise dos 20 principais alimentos que contribuem com o sódio consumido pelos norte-americanos mostram que somente três desses alimentos são produtos de carne ou alimentos que contêm carne. Além disso, a indústria de carne está ativamente respondendo com esforços para expandir suas ofertas de produtos com baixo teor de sódio em um esforço para cumprir diferentes necessidades nutricionais”.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress