Mercado Físico da Vaca – 20/08/09
20 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 21/08/09
24 de agosto de 2009

EUA importaram mais carne bovina no 2º trimestre

Os Estados Unidos importaram 340,65 mil toneladas de carne bovina no segundo trimestre de 2009, quase 14% a mais que no mesmo período de 2008. As importações de carne bovina australiana aumentaram em 54% com relação ao ano anterior no mesmo período.

Os Estados Unidos importaram 340,65 mil toneladas de carne bovina no segundo trimestre de 2009, quase 14% a mais que no mesmo período de 2008. As importações de carne bovina australiana aumentaram em 54% com relação ao ano anterior no mesmo período. As importações dos EUA de carne bovina australiana começaram a apresentar uma tendência de baixa desde o alto volume importado em abril, que foi o maior volume mensal total desde 2005. Isso ocorreu, em parte, devido ao enfraquecimento do dólar dos EUA durante os últimos meses. Em 31 de julho desse ano, o dólar australiano tinha se valorizado em cerca de 11% contra o dólar dos EUA comparado com agosto de 2008. Entretanto, ele se desvalorizou mais de 17% desde 1 de abril de 2009.

As importações dos EUA de carne bovina da Nova Zelândia aumentaram em 13% no segundo trimestre do ano comparado com o ano passado. Os abates de bovinos na Nova Zelândia aumentaram em 26% até junho, de acordo com o Statistics New Zealand, como resultado de um maior descarte e uma menor produção de leite na indústria leiteira neozelandesa. Os picos de abates ocorreram em abril e maio, à medida que o Hemisfério Sul começou seu inverno. Os maiores níveis de produção levaram a maiores exportações de carne bovina da Nova Zelândia. Os EUA, que ficam com quase metade das exportações de carne bovina neozelandesa, tiveram maiores níveis de importações da Nova Zelândia no começo de junho e continuaram em julho, de acordo com estatísticas oficiais.

As importações de carne bovina do Canadá, maior fornecedor externo de carne aos EUA no ano passado, caíram em mais de 13% no segundo trimestre comparado com o ano anterior. A produção total de carne bovina tem caído no Canadá. De acordo com uma pesquisa de confinamentos do CanFax em Alberta e Saskatchewan, as maiores colocações e inventários no começo desse ano resultaram em maiores vendas de gado gordo em junho e julho. Além de aumentar a oferta de cortes de carne bovina, as maiores colocações em confinamentos no Canadá e maiores comercializações também aumentaram a quantidade de retalhos de carne.

Os trimmings (retalhos de carne) representaram quase metade das importações de carne bovina do Canadá até agora nesse ano, de acordo com dados do AgCanada. Esses retalhos são tipicamente combinados com carne processada ou carne bovina importada de animais criados a pasto para produzir carne moída. Com grandes ofertas de carne bovina processada disponível nos EUA de grandes abates de gado leiteiro e grandes quantidades de importações da Oceania, as ofertas de retalho podem ser limitadas à medida que a produção de gado gordo declinar nos EUA e no Canadá nos próximos meses. Dados semanais do AgCanada mostram que as exportações canadenses de trimmings têm permanecido maiores que no ano passado. Entretanto, os estoques em confinamentos estavam abaixo dos níveis do ano passado em 1 de agosto, o que deverá limitar a comercialização de gado gordo e retalhos do Canadá, pressionando para cima os preços da carne moída.

Os EUA deverão importar mais de 1,27 milhão de toneladas de carne bovina em 2009, 12% a mais do que no ano passado, à medida que as importações da Austrália e da Nova Zelândia deverão exceder o declínio nas importações do Canadá. As importações deverão continuar aumentando, mas a uma taxa mais lenta em 2010, para quase 1,361 bilhão.

A reportagem é do CattleNetwork.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress