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EUA: fundo arrecadado por produtores de carne mantém foco em promoções de verão para aumentar demanda em curto prazo

Os líderes da indústria de carnes dos Estados Unidos estão apostando em programas de marketing da carne para o verão, financiados pelo fundo arrecadado pelos próprios produtores do país, visando o aumento em curto prazo da demanda pelo produto, bem como a movimentação dos estoques.

“Enquanto alguns programas de promoção têm a intenção de aumentar a demanda por carne bovina em longo prazo, muitos são designados a promover um impacto imediato nas vendas de carne bovina”, disse o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina dos EUA (NCBA), Wythe Willey.

Segundo a NCBA, vários programas serão beneficiados com este novo enfoque do fundo de promoção de carnes, entre eles:

Programas de exportação: Desde a descoberta da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, nos rebanhos japoneses em setembro de 2001, a indústria de carne bovina dos EUA vem trabalhando para assegurar aos consumidores japoneses que a carne bovina norte-americana é segura e saudável. Esta campanha promocional, de US$ 8,4 milhões, está trabalhando para restaurar a demanda por carne bovina no principal mercado de exportação deste produto dos EUA. A campanha tem ajudado a promover um firme retorno à carne bovina e um aumento na participação dos EUA neste mercado durante a primeira metade de 2002.

Promoções no varejo: A promoção financiada pelo fundo arrecadado pelos produtores de carne dos EUA, chamada de Summer Grilling, foi expandida para aumentar as vendas de carne bovina durante este verão, quando o Comitê Operacional de Promoção da Carne Bovina aprovou um aumento de US$ 800 mil ao programa de US$ 2 milhões em junho. Este fundo adicional permitiu que o programa fosse estendido a nove novos mercados, atingindo um total de 16.

Além disso, o supermercado Wal-Mart concordou em participar da campanha em seus 1300 estabelecimentos no país. Em junho, 21 estações de TV participaram desta promoção que visa promover a carne bovina grelhada. Em julho, a campanha que foi divulgada também através do rádio atingiu mais de 450 segmentos, gerando mais de 16,5 milhões de impressões. A equipe de relações públicas da indústria de carnes dos EUA trabalhou com 36 estações de rádio em seis mercados chave do país para promover a campanha.

Cerca de 35 conselhos estaduais de carne bovina e 6,1 mil lojas estão participando do programa, e mais de 2 milhões de folhetos e receitas já foram distribuídos aos consumidores. A propaganda no rádio atingiu 72% de sua audiência alvo nove vezes. As atividades de relações públicas têm gerado mais de 363 milhões de impressões na mídia.

Em um esforço de criar consciência com relação aos benefícios nutricionais da carne bovina, bem como de aumentar as vendas no varejo, a indústria de carnes do país fez uma parceria com a promoção “Faça um hambúrguer melhor”, da Federação Americana de Culinária, que está ocorrendo desde maio, até setembro.

Este concurso está solicitando aos consumidores que informem a receita de seu hambúrguer favorito utilizando carne bovina ou de vitelo, com chances de ganhar US$ 20 mil. O objetivo é que cinco mil estabelecimentos participem do programa neste verão.

Novos Produtos e Centro de Culinária: A equipe de Novos Produtos e Centro de Culinária está colocando uma equipe experiente na estrada, financiada pelo fundo arrecadado pelos produtores, com o objetivo de trabalhar com as pessoas que fazem cortes de carnes divulgando técnicas inovadoras de cortes, requeridas para cortes novos com alto valor. Sessões visando cortes de alto valor têm sido realizadas em estabelecimentos do R&D Ranch no país, ou estão sendo planejadas, nas nove maiores cidades dos EUA.

Neste sentido, a Associates Wholesalers Inc. está lançando uma linha de cortes de carne bovina de alto valor através de varejistas independentes em quatro estados do país, enquanto a Omaha Steaks adicionou o Flat Iron em seu catálogo permanente e está disponibilizando este produto em seu website.

Cortes de carne bovina de alto valor estão sendo desenvolvidos em várias cadeias de restaurantes dos EUA e em mais de 100 restaurantes independentes do país. Além disso, um número significante de programas de desenvolvimento de novos produtos está sendo realizado, com vários processadores nacionais e redes de restaurantes dando aos consumidores novas razões para comprar carne bovina. Por exemplo, o produto desenvolvido com o fundo arrecadado pelos produtores chamado Homestyle Pot Roast está sendo vendido em três divisões da Kroger (237 lojas), com algumas outras redes também vendendo este produto.

Até agora, o fundo arrecadado pelos produtores de carne já ajudou a dar suporte a novas refeições feitas pelo Schwan’s, pelo Old El Paso e pelo John Morrell neste verão. Até agora, neste ano, os processadores de carne gastaram US$ 6 para cada dólar investido no fundo arrecadado pelos produtores para ajudar a promover novos produtos de carne bovina diretamente aos consumidores.

Promoções em redes de foodservice: A Taco Bell está continuamente dando uma ênfase especial na carne bovina, graças à parceria feita anteriormente com a indústria de carnes do país. O restaurante está promovendo um novo produto, chamado Southwest Steak Bowl, como uma extensão de suas promoções feitas anteriormente – financiadas pelo fundo arrecadado pelos produtores de carne do país.

Além disso, uma parceria com a Dunkin’ Donuts resultou no lançamento de um novo sanduíche de bife bovino, ovo e queijos para o café da manhã, no mercado de New England. Além destes estabelecimentos, outros estarão lançando produtos contendo carne bovina no mercado, através do financiamento do fundo.

Fonte: The MeatingPlace.com (por Bryan Salvage), adaptado por Equipe BeefPoint

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