Categories: Giro do Boi

EUA e Japão concordam com negociações comerciais bilaterais

O presidente Donald Trump anunciou na quarta-feira que ele e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, concordaram em iniciar negociações bilaterais de acordos comerciais.

“Esta é uma boa notícia, já que sabemos que a receita de exportação é fundamental para a saúde financeira da agricultura e é um fator chave para a prosperidade rural”, disse o secretário da Agricultura, Sonny Perdue, em um comunicado. “O Japão é um cliente importante para nossos produtos agrícolas e estamos ansiosos pelo grande potencial que esse avanço representa”.

Em uma declaração conjunta, os dois países abordaram as questões das exportações agrícolas dos EUA para o Japão e as exportações de automóveis japonesas para os Estados Unidos. As conversações, eles disseram, “respeitarão as posições do outro governo”.

A declaração continuou: “Para os Estados Unidos, os resultados de acesso a mercados no setor de veículos automotores serão projetados para aumentar a produção e o emprego nos Estados Unidos nas indústrias de veículos automotores. Para o Japão, no que diz respeito a produtos agrícolas, florestais e pesqueiros, os resultados relacionados ao acesso ao mercado, conforme refletidos nos acordos anteriores de parceria econômica do Japão, constituem o nível máximo.”

Boas notícias para a indústria da carne

O movimento é uma boa notícia para a indústria da carne, que temia uma desvantagem competitiva quando os Estados Unidos abandonaram a Trans-Pacific Partnership (TPP) em janeiro de 2017. A Austrália já conquistou uma vantagem competitiva ao negociar uma tarifa mais baixa para as exportações de carne bovina para o Japão no âmbito de um acordo bilateral que entrou em vigor em janeiro de 2015.

A tarifa atual do Japão na maioria dos cortes de carne bovina dos EUA é de 38,5%. Sob o Acordo de Parceria Econômica Japão-Austrália (EPA), a tarifa da carne bovina australiana congelada é atualmente de 26,9%, e a taxa para carne refrigerada é de 29,3%.

Até agora, a Austrália é o único grande fornecedor de carne bovina a obter alívio da tarifa de 38,5%, mas sob os termos da Trans-Pacific Partnership, o alívio similar será estendido às importações de carne bovina do Canadá, Nova Zelândia e México, e a taxa para esses fornecedores de carne bovina, incluindo a Austrália, acabarão caindo para 9%.

O presidente e CEO da USMEF, Dan Halstrom, disse: “O Japão é o principal mercado de valor para carne bovina e suína dos EUA e há um tremendo espaço para mais exportações. Mas para isso, o alívio tarifário é absolutamente essencial para a carne vermelha dos Estados Unidos.” A USMEF é muito encorajada pelo compromisso de abrir negociações sobre um acordo de comércio EUA-Japão, com inclusão específica do acesso ao mercado agrícola. Esperamos ver um progresso rápido nessas negociações.”

O presidente da Associação Nacional dos Produtores de Carne Bovina, Kevin Kester, disse: “A NCBA tem sido um forte defensor de um acordo comercial bilateral entre nossas nações e espera trabalhar em estreita colaboração com o governo Trump para garantir maior acesso ao mercado para nossa indústria. Parabenizamos o Presidente Trump e o Primeiro Ministro”. A Abe por dar esse importante passo em nossas relações comerciais: quanto mais rápido as negociações concluírem, mais rápido os produtores dos EUA podem fornecer mais consumidores japoneses com a carne de alta qualidade que eles exigem.”

Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

This post was published on 27 de setembro de 2018

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Chegou a sua chance de mudar o jogo da fazenda

Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More

5 de março de 2021

Uruguai: INAC considera exportar para países do Sudeste Asiático

O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More

5 de março de 2021

Senador dos EUA proporá lei que impede importação de commodities associadas a desmatamento

Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More

5 de março de 2021

Votação na Suíça pode definir peso de exigências ambientais

Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More

5 de março de 2021

Rastrear fornecedores indiretos de gado demanda ‘várias engrenagens’, diz membro do comitê de sustentabilidade da Marfrig

O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More

5 de março de 2021

Nova cepa de peste suína africana na China preocupa analistas

Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More

5 de março de 2021