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EUA: Categoria de produtos “naturais” representam oportunidades para varejistas

A demanda dos consumidores por alimentos com atributos como fresco, produzido localmente ou orgânico levou os operadores de foodservice e redes varejistas a buscar suprir esse nicho por “natural”, informou a companhia de inteligência de mercado, Packaged Facts, em seu relatório “Shopping for Local Foods in the US”.

Em 2014, os alimentos locais geraram quase US$ 12 bilhões em vendas e aproximadamente 1,8% das vendas totais de varejo de alimentos e bebidas. Dessa forma, os processadores de alimentos e varejistas, como o Target Corp, de Minneapolis, por exemplo, estão aproveitando para capitalizar sobre a crescente tendência por alimentos mais frescos, obtidos localmente, naturais e orgânicos.

“O Target está apostando que os alimentos processados de marcas nacionais serão trocados por molhos e óleos gourmet feitos com ingredientes frescos e obtidos localmente”, disse o diretor de pesquisas do Packaged Facts, David Sprinkle. “Claro que há a ressalva de que esses produtos mais saudáveis serão posicionados e vendidos a preços mais acessíveis para permanecerem competitivos com as marcas nacionais mais conhecidas”.

Os produtos locais fornecem aos varejistas e operadores de foodservice uma descrição abreviada que ajuda a posicionar o alimento como de alta qualidade, mais fresco, mais autêntico, confiável, melhor para o meio-ambiente e apoiador da comunidade local – fatores essenciais para atrair compradores às lojas e estimular que se repita as compras.

A previsão do Packaged Facts é de que os alimentos locais cresceram 11% nos próximos cinco anos, gradualmente aumentando para 12%.

Fonte: http://www.meatpoultry.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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